Em 29/08/2016 às 14h54


Felipe Rafael mira conquista do ouro com a Seleção Brasileira de Futebol de 7

Por: Marcella Macedo

Eleito o melhor jogador do último Campeonato Brasileiro de Futebol de 7 PC (conheça abaixo), Felipe Rafael é jogador do Vasco da Gama e utilizará a camisa da Seleção Brasileira nos Jogos Paralímpicos. Único grande clube carioca a investir no paradesporto, o Gigante da Colina possui outros dez atletas convocados para o grande evento internacional. Faltando nove dias para o início das Paralimpíadas do Rio, o jogador revelou sua expectativa para o Site Oficial vascaíno.

- Estou um pouco ansioso para esse início da competição, mas muito confiante também. O grupo todo está focado e fará uma grande Paralimpíada, se Deus quiser. Estamos concentrados em São Paulo e a comissão técnica vem nos ajudando bastante nessa preparação, passando muita tranquilidade para trabalharmos. Seguiremos treinando forte até a estreia, até porque temos como meta a conquista da medalha de ouro para o Brasil - afirmou o vascaíno.

image
Felipe Rafael durante treinamento da Seleção Brasileira de Futebol 7 PC- Foto: Arquivo Pessoal

Morador de Cascadura, Zona Norte do Rio, Felipe iniciou no Almirante, em 2014, sua trajetória no futebol. Ao longo desse período, o jovem de 22 anos conquistou dois nacionais com a camisa cruzmaltina. Pela Seleção Brasileira, o atacante obteve o terceiro lugar no Campeonato Mundial da Inglaterra e o segundo lugar no Torneio Pré-Olímpico, realizado na Espanha. Apaixonado por esportes, o atleta chegou ao Vasco por intermédio de um amigo.

- A atividade física sempre esteve presente na minha vida, principalmente o futebol. Conheci a modalidade através de um amigo, que já tinha sido aluno do Rodrigo, atual técnico do Vasco. Ele me explicou como funcionava e onde eu me enquadrava. Então, resolvi conhecer pessoalmente as instalações, fiz os testes funcionais e fui aprovado. Hoje me sinto feliz por ter a chance de defender um clube dessa grandeza - destacou.

Após o sucesso dos Jogos Olímpicos, os 11 representantes cruzmaltinos esperam contar com o apoio da torcida vascaína durante as Paralimpíadas. Os jogos do Futebol de 7 PC serão disputados no Arena de Deodoro, nos dias 08, 10, 12, 14 e 16 de setembro. A Seleção Brasileira da modalidade conta ainda com os seguintes vascaínos: Diego Delgado, Hudson Hyuri, Igor Romero, Jônatas Machado, Gilvano Diniz e Fernandes Vieira.

*********


O Futebol de 7 Paralímpico, também chamado de Futebol de 7 PC (paralisados cerebrais), é um esporte praticado por deficientes com paralisia cerebral. Os jogadores dessa modalidade pertencem às classes menos afetadas pela paralisia cerebral. Os jogadores (andantes) são divididos em 4 classes, em função da seqüela da paralisia cerebral: C5,C6,C7 e C8 – sendo C5 e C6 os com maior grau de comprometimento e C8 o de menor comprometimento. Cada time deve ter sempre um atleta que seja C5 ou C6 em campo. Se não houver jogador dessas classes quando da substituição durante o jogo, a equipe jogará com seis jogadores. E só pode ter um C8 em campo. 

Fonte: Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE).

Comente essa notícia

Videos

Conheça o novo uniforme 1 do Vasco

desenvolvido por: