Basquete
Domingo, 25/09/2016
Em partida emocionante, Vasco vence o Flamengo na prorrogação
Fiorotto disputa a posse de bola no começo do jogo – Foto: Stephan Eilert/Solar Cearense
O retorno do Clássico dos Milhões às quadras não poderia ter sido melhor! Vitória do Vasco sobre o Flamengo pelo placar de 84 x 80 ! Em partida realizada na Arena do Centro de Formação Olímpica. pela primeira rodada do torneio Super Four de Fortaleza, o Gigante do Basquete mostrou que voltou à elite do esporte para chegar ao topo de qualquer competição. Mais uma vez exibindo grande atuação coletiva, o Cruzmaltino fez um bom confronto e venceu na prorrogação. David Jackson foi o cestinha do Vasco com 17 pontos.
O JOGO
A vantagem física do time vascaíno ficou evidente no começo do jogo. Treinando desde o dia 1 de agosto, o quinteto formado por Nezinho, Hélio, David Jackson, Fiorotto e Murilo teve atuação brilhante, principalmente com o pivô Murilo, autor de dez pontos só no período incial. Com o ritmo intenso e a mão calibrada, o Gigante fechou a primeira parte do duelo com o placar favorável de 27 a 15. No segundo quarto, a defesa cruzmaltina se destacou nos minutos iniciais. O time rubro negro só conseguiu marcar os primeiros dois pontos restando quatro minutos para o fim do período, com dois lances livres de Marquinhos.
Entretanto, o ataque do Vasco não foi o mesmo. Apenas seis pontos assinalados. Mesmo assim, a primeira etapa terminou com vantagem vascaína: 33 a 26. O terceiro quarto teve o Flamengo superior no começo, conseguindo virar o jogo com bons arremessos de Marquinhos e a defesa mais firme, complicando o setor ofensivo vascaíno. Faltando quatro minutos para encerrar o quarto, David Jackson fez lindo arremesso de três pontos e empatou o confronto em 43 a 43. Na sequência, Palacios fez sua tradicional bola de longa distância e virou para 46 a 45.
Palacios teve grande atuação na vitória sobre o Flamengo – Foto: Stephan Eilert/Solar Cearense
E não parou por aí. Com a mão afiada, o argentino acertou mais uma bola de três pontos nos últimos segundo de posse de bola e colocou o Gigante na frente de novo: 49 a 45. No último quarto, o Vasco foi para cima e marcou seis pontos a zero no início. Palacios era certeiro nas bolas de três e preciso nas assistências. O final da partida foi emocionante. Restando 26 segundos para o fim, 73 a 73 no placar e posse do Vasco. Nezinho segurou a bola e tocou para David Jackson fazer dois pontos, restando um segundo para o fim.
Com pouco tempo no relógio, o Flamengo conseguiu dois pontos em jogada ensaiada com JP Batista e levou o duelo para a prorrogação. O tempo extra foi muito disputado. O clube da Gávea começou melhor, mas o Vasco chegou ao empate com bola de três de Murilo, restando 50 segundos: 80 a 80. David Jackson, de novo, fez dois pontos faltando poucos segundos para o fim, dando tempo, ainda, para Nezinho marcar dois pontos em lance livre e fechar o placar de vitória vascaína: 84 a 80!
Os próximos compromissos do Vasco no torneio Super Four serão nos próximos dois dias, contra Basquete Cearense (dia 26, às 19 horas) e Vitória (dia 27, às 17 horas).
Titulares:
David Jackson (17 pontos/6 assistências)
Hélio (14 pontos/2 assistências)
Hélio (14 pontos/2 assistências)
Murilo (13 pontos/1 assistência)
Fiorotto (7 pontos/1 assintência)
Nezinho (5 pontos/5 assistências)
Fiorotto (7 pontos/1 assintência)
Nezinho (5 pontos/5 assistências)
Entraram no decorrer da partida:
Drudi (13 pontos/Nenhuma assistência)
Damián Palacios (12 pontos/2 assistências)
Wagner (2 pontos/1 assistência)
Márcio (1 ponto/1 assistência)
Marcellus (Nenhum ponto/Nenhuma assistência)