Basquete
Segunda-feira, 22/05/2017
Sub-19 se destaca sob o comando do técnico Fred e Dedé Barbosa revela observação sobre os atletas
Fred é o comandante do sub-19 vascaíno – Foto: Thiago Moreira/Vasco
Enquanto o time adulto está de férias, esperando pela próxima temporada, os jovens de São Januário estão a todo vapor na disputa do Campeonato Carioca. As equipes de base do Vasco se concentram na busca do título estadual das categorias sub-13 até o sub-19. Os resultados têm sido favoráveis para o Gigante da Colina, principalmente na categoria mais próxima do profissional. O sub-19 cruzmaltino, comandado pelo técnico Fred, vem deixando os rivais para trás neste início de competição. Foram três confrontos no torneio e três vitórias, todas em clássicos.
– O trabalho que estamos fazendo com estes jovens, em conjunto com o Christiano Pereira (coordenador das categorias de base e assistente ténico do adulto), é visando também que eles possam atuar no adulto. Conversei com o Dedé (técnico do time adulto) no começo da temporada e ele quer isto. Passei para meus jogadores e eles compraram a ideia e estão em constante evolução. Os três duelos que fizemos no Carioca foram os principais e queremos manter esta pegada durante toda a competição. Os jogos que o Dedé acompanhou, ele elogiou bastante e isto é fundamental para dar ainda mais ânimo ao grupo – disse Fred.
Atletas do sub-19, Emanuel Victor (com a bola) e Samuel Moreira (na marcação) disputam jogada em treinamento – Foto: Thiago Moreira/Vasco
Na primeira rodada do Carioca, a vitória veio sobre o forte time do Botafogo, fora de casa. Na sequência, triunfo sobre o Fluminense e, por último, grande atuação contra o Flamengo, com estes dois resultados positivos conquistados na Colina Histórica. A vitória sobre o Rubro Negro confirmou a qualidade do elenco vascaíno, que se destaca pelo coletivo. Naquela oportunidade, o adversário levou à quadra diversos atletas que fizeram parte do time que disputou o Carioca adulto e o NBB 9, principal competição do basquete brasileiro. Mesmo com a presença destes jogadores, o Almirante manteve seu padrão de jogo e superou o clube da Gávea.
– Estamos com excelente desempenho coletivo e é assim que devemos permanecer. Prezo pelo grupo acima do individual. Neste confronto, fizemos uma grande exibição na nossa casa. Vencer um time que conta com atletas que disputaram o NBB e o Carioca adulto foi especial. Mostrei para eles e falei que o projeto do Vasco é ter jogadores nossos na equipe principal – ressaltou Fred.
Dedé Barbosa está de olho nos atletas do sub-19 – Foto: Thiago Moreira/Vasco
O excelente momento do sub-19 cruzmaltino não vem servindo “apenas” para vencer partidas no Estadual. De olho na nova safra de atletas em São Januário, o técnico da equipe adulta Dedé Barbosa tem acompanhado a evolução destes jovens. Em período de montagem de elenco para a próxima temporada, o comandante ressaltou o comprometimento dos jogadores do sub-19 e revelou a intenção de contar com algumas destas promessas em breve.
– É super importante termos a base forte. Tenho tentado ir na maioria dos jogos do nosso sub-19 porque quero subir, pelo menos, entre dois e cinco jogadores para o adulto. Sei da pressão que temos, por ser um clube grande e com a história que possui o Vasco, vamos entrar em qualquer competição para conquistar títulos. A minha ideia é montar um elenco com nove ou dez adultos e trabalhar com os meninos diariamente. Nas partidas que acompanhei, pude perceber que estão bem fisicamente e comprometidos – disse Dedé.
Nesta segunda-feira, às 16h30, o sub-19 volta às quadras pelo Campeonato Carioca. Desta vez a partida será fora de casa, contra o Jacarepaguá, pela quarta rodada do Estadual.
Adriano Gustavo (com a bola) e Franco (na marcação) disputam bola em atividade no Ginásio Vasco da Gama – Foto: Thiago Moreira/Vasco