#CamisasNegras – Conheça a nova camisa III do Vasco para 23-24

sábado, 16/09/2023

O Vasco da Gama tem o prazer de apresentar neste sábado (16/09) seu novo uniforme 3 para a temporada 2023-2024. A camisa reverencia os lendários Camisas Negras, os Campeões Cariocas de 1923, e o impacto profundo que estes atletas, pretos, pobres e operários, trouxeram não apenas para o Vasco, mas para todo o Brasil e mundo.

Foto: Alessandra Lima | Movedby

O novo uniforme tem como inspiração a vestimenta utilizada pelo time mais importante da história do Vasco, mas trazendo tons de modernidade. Localizada acima da cruz de Cristo encarnada, a estrela é alusiva ao título de 1923 e a parte interna da gola traz o nome dos 11 jogadores campeões. Já as datas remetem ao centenário dos Camisas Negras.

O Jacquard na camisa é composto por frases da famosa música cantada pela torcida cruzmaltina nas arquibancadas. A canção exalta o orgulho de ser Vasco e também presta homenagem aos Camisas Negras, que foram representados no ensaio por três gerações de luta de uma família vascaína: Walmir (pai), Manoela (filha) e Jaime (sobrinho).

Sobre o processo de produção de fotos e vídeo, que teve cada etapa sendo aprovada e debatida com um grupo de funcionários negros do Vasco, destaca-se a consultoria constante do Centro de Memória CRVG e do Professor Júnior, doutorando em história com o tema “Camisas Negras”. As fotos foram tiradas pela fotógrafa Alessandra Lima, com uma equipe majoritariamente negra. E o vídeo principal, por sua vez, foi desenvolvido em parceria com o Grupo End to End e possui ilustrações artista Juan Calvet, com inspiração de afro-futurismo nos traços.

A pré-venda do novo uniforme começa na manhã deste domingo (17), às 11 horas, em todas as lojas da rede Gigante da Colina.

Vasco da Gama, o time que venceu o racismo