Sub-17 alcança marca de 100 gols na temporada 2022

terça-feira, 13/09/2022

Por: Matheus Babo, São Januário

Os Meninos da Colina tem apresentado ótimo desempenho nesta temporada. Além de jogadores convocados para todas as categorias da Seleção Brasileira no ano, títulos conquistados e nomes que estão brilhando no time profissional como Andrey, Eguinaldo e Marlon Gomes, o Sub-17 alcançou uma marca importante no último domingo. Quando Paulinho marcou o segundo gol (vídeo abaixo) no empate em 2 a 2 com o Botafogo, a categoria chegou ao centésimo tento na temporada.

A busca pelo gol não é um mérito exclusivo da equipe Sub-17, mas parte de uma diretriz da #BaseForte do Gigante da Colina. Isso está enraizado dentro dos Valores apresentados aos atletas e categorias pelo Gerente Geral da Base, Rodrigo Dias. Dentro destes valores, estão o Respeito, a Criatividade, Determinação e a Paixão, definido como: “Somos apaixonados pelo que fazemos. Nossa paixão se manifesta na intensidade de cada dia, de cada treino, de cada jogo e cada bola disputada. Somos apaixonados pelo gol, pelas vitórias, incansáveis em sua busca! Todo vascaíno tem amor infinito”.

A média de gols do time é de pouco mais de três por jogo. Foram 100 gols marcados em 33 jogos. O desempenho ofensivo das outras categorias de alto rendimento, como o Sub-20 (maior goleada e um dos melhores ataques da Copinha) e do Sub-15 (média aproximada de 3 gols por jogo durante a temporada), reforça que é uma filosofia de trabalho da base vascaína.

O Coordenador Técnico Adriano Souza explicou que a equipe Sub-17 tem além da diretriz envolvida no processo com todas as categorias que envolvem os Meninos da Colina:

– São uma série de fatores que contribuem pra isso. Claro que a forma como a equipe joga influencia diretamente nesse processo. É um time que joga de forma ofensiva, pratica um jogo vertical muito eficiente e bem elaborado, buscando o gol o tempo inteiro e isso é um mecanismo importante, assim como a capacidade técnica que esses atletas possuem, a capacidade de desequilíbrio, principalmente no último terço, no setor ofensivo do campo. Eles tem uma inteligência de jogo em que conseguem resolver situações e problemas dentro da partida por conta do entendimento deles e isso facilita demais o trabalho do técnico Gustavo Almeida nesse processo de elaboração de uma forma de jogar que privilegia todos os aspectos dos jogo ofensivo que ele se propõe a praticar.

O técnico Gustavo Almeida explicou como foi o processo de trabalho ao longo da temporada, traçando a meta dos 100 gols e lembrando aos Meninos da Colina a cada treinamento:

– Desde os primeiros jogos desta temporada a gente percebeu um potencial enorme em relação a definição desse time. Jogadores com característica de fazer, buscar gol, de ótima finalização, também um time extremamente criativo e ofensivo. E a partir disso, alinhado com toda a diretriz e o processo das categorias de base do Vasco, a gente traçou realmente uma meta de buscar 100 gols nesta temporada pensando no que esse time tinha de potencial e a cada jogo, a cada momento a gente ia pontuando pra eles o quanto faltava. E eles, muito comprometidos, em buscar sempre mais, por isso até alguns placares até elásticos, o time não descansa, não para de atacar e buscar o gol e isso resultou nessa ótima média e nesse número expressivo, que eu acho bem interessante na formação de jogadores das categorias de base.

O Sub-17 volta ao campo na tarde desta quarta-feira (14), diante do Atlético-MG, às 16h, no SESC Alterosas, em Belo Horizonte, pelo Campeonato Brasileiro. O Gigante está em terceiro lugar no Grupo B da competição.

MAIOR GOLEADA

Vasco da Gama 10 x 0 Progresso
1ª Fase da Copa do Brasil Sub-22
Gols: Estrella (2), JP (2), Kauan Kelvin (2), Rayan, GB, André e Wanyson

Foto: Matheus Lima/Vasco

ARTILHEIROS

ASSISTÊNCIAS

NÚMEROS DO SUB-17 EM 2022

33 jogos
24 vitórias / 6 empates / 3 derrotas
100 gols marcados / 30 gols sofridos
78% de aproveitamento

Vasco da Gama, o time que venceu o racismo