Futebol Americano Masculino – História
O Vasco da Gama Patriotas surgiu da necessidade de uma nova equipe Full Pads (equipamentos completos – capacete e ombreiras) na Cidade do Rio de Janeiro. Jogadores e dirigentes da equipe do antigo Blaze FA e na época do Rio de Janeiro Patriotas se juntaram e agregaram atletas de outras equipes do Futebol Americano de Praia, o Carioca Bowl.
Uma vez unidos, jogadores e dirigentes deram unidade ao RJ Patriotas, que em 18 de agosto de 2010, às véperas da estreia do Torneio Touchdown I (o principal campeonato nacional na época), anunciou a parceria com o Club de Regatas Vasco da Gama.
O Vasco da Gama Patriotas sempre esteve entre as quatro melhores equipes do Torneio Touchdown. Após dois vice-campeonatos (2010 e 2012), a equipe vascaína foi Campeã Brasileira em 2014, após vencer o T-rex por 24 a 22 na final do campeonato, no Estádio Ibirapuera, em São Paulo, no dia 13 de dezembro. O Gigante da Colina ainda teve campanhas de destaque no Brasileirão de 2010, 2012 e 2015, quando ficou com o vice-campeonato. Em 2019, voltou a ser campeão, ao conquistar o título Carioca.