FUTMesa- História
O Futmesa do Gigante da Colina é uma referência nacional, tendo em vista ser o primeiro clube campeão Sulamericano, bicampeão Mundial e compete em todas as regras internacionais do esporte, além de já ter conquistado títulos em todas as regras oficiais da modalidade. O Futebol de Mesa do Vasco teve início no ano de 2003, com a fusão das equipes da Associação Nilopolitana de Futebol de Mesa e da Casa de Viseu. Em seu primeiro ano, disputou apenas a regra Bola 12 Toques e estreou campeão logo em seu primeiro desafio. Venceu o Santos F.C. na final da Taça Interestadual por equipes por 54 a 45, no antigo Vasco Barra, surgindo um Gigante no Futmesa. No mesmo ano conquistou também o título Estadual Interclubes e da Copa FEFUMERJ.
Ao longo do tempo, o departamento cresceu e o Vasco passou a jogar também diversas outras regras. Primeiramente o Dadinho e a Pastilha em 2004. Já em 2005, ingressaram as regras Disco 1 Toque e Bola 3 Toques e assim, o Vasco passou a ser o único clube do Brasil a jogar todas as regras oficiais reconhecidas pela, CBFM, Confederação Brasileira de Futebol de Mesa.
Com apenas três anos do departamento, em 2006 vieram os primeiros títulos brasileiros: Brasileiro Interclubes e da Copa do Brasil Individual com o atleta Altanir Júnior na regra Bola Três Toques, e dois títulos individuais na regra doze Toques: Thiago Penna no juvenil e Dudu na categoria máster.
Em 2007, o Vasco protagonizou o que ficou conhecido como “Invasão do Palestra Itália” na disputa do Torneio Rio-São Paulo, pois mesmo atuando fora do Rio de Janeiro, foi a maior delegação da competição e venceu todas as categorias em disputa na sede do co-irmão Palmeiras: Marcell Romero ganhou a categoria principal enquanto Rodolfo Branco venceu a máster e Thiago Penna no juvenil. No mesmo ano, Marcelo Lages venceu a Copa do Brasil máster da 12 toques, em Blumenau-SC.
A internacionalização do futebol de mesa vascaíno começou em 2009. Marcelo Lages, na época diretor do departamento, foi o primeiro brasileiro a participar do campeonato Mundial de Subbuteo na Holanda e ao lado de Renato Kort, disputou também o Mundial das modalidades Sectorball e Bola 12 Toques. Nesta última, ambos atuaram pela seleção brasileira e se sagraram campeões mundiais.
Em 2010, o Vasco conquistou em Buenos Aires, na Argentina, o título Sulamericano Interclubes no Subbuteo, repetindo o pioneirismo do futebol e sendo o primeiro campeão.
Em setembro de 2014, o futmesa vascaíno conquistou o mundo pela primeira vez ao se sagrar campeão do Primeiro Mundial Interclubes, em Budapeste na Hungria, vencendo na final o time da casa, o Tiszavasvári. O quarteto formado por Igor Monteiro, Marcelo Lages. Renato Kort e Rodolfo Branco fizeram história ao ecoar o grito de Casaca pelo mundo!
O bicampeonato Mundial Interclubes foi conquistado em 2018, em Lisboa, Portugal, disputada nos Belenenses, em uma final épica contra o Palmeiras, após vencer o time da casa e também os húngaros do Debrecen. A partida só foi decidida após o apito final, quando o Cruzmaltino Nando tinha ainda um chute a gol e precisava fazer para o Vasco ser campeão. Foram momentos de tensão até o lance final e o gol que levou mais uma Taça internacional para São Januário. Este título consagrou o ano de 2018 para o Vasco no Futmesa que conquistou também títulos Estaduais, Brasileiro e Sulamericanos.
A equipe se prepara agora para o Sulamericano de 2021 em Valparaíso, no Chile, e o Mundial em 2022, em Buenos Aires, na Argentina.