Domingo, 06/12/2020
Sub-20 empata com o Botafogo no jogo de ida da final do Campeonato Carioca
O sub-20 empatou com o Botafogo por 1 a 1 neste domingo (6/12), no Estádio Várzea das Moças, no jogo de ida da final do Campeonato Carioca. O gol cruzmaltino foi marcado por Gabriel Pec. Os Meninos da Colina voltam a medir forças com o adversário carioca para decidir o título no próximo domingo (13/12), às 15h, em casa. Durante a semana, o Gigante ainda entra em campo para disputar a décima sétima rodada do Campeonato Brasileiro diante do América-MG nesta segunda-feira (7/12), às 15h, no Estádio Nivaldo Pereira. Já no meio da semana, o time de São Januário enfrenta o Atlético-MG pela semifinal da Copa do Brasil na quinta-feira (10/12), às 19h, no Estádio das Alterosas.
O JOGO
A partida teve início com boa disputa pela posse de bola, e pelo menos até os 10 minutos a única chance clara foi do Botafogo, em cobrança de falta. A partir daí, o Vasco passou a pressionar o campo de defesa adversário e construir boas chances. Aos 12, Figueiredo sofreu falta próximo a entrada da área, em lance que Pec mandou um chute forte que explodiu na barreira. Dois minutos mais tarde, Caio Lopes fazia a infiltração quando foi derrubado. Pec cobrou para Zé Vitor, bem posicionado pela esquerda, que tentou de carrinho mas não conseguiu chegar. Mas foi aos 18 que o Gigante abriu o placar. Arthur ganhou a dividida e deixou para Pec, que saiu em velocidade, se livrou da marcação e acertou o fundo da rede com o chute cruzado rasteiro: VASCO 1 a 0.
Aos 28, em mais uma chegada muito muito perigosa, MT fez o cruzamento para Arthur tentar de cabeça, obrigando o goleiro a fazer boa defesa. Aos 32, Pec levou a melhor em disputa pela direita, cruzou para MT, que rapidamente deixou para Arthur arriscar. O goleiro deu o rebote, e Matias chutou forte em direção à meta, mas a bola saiu ao lado direito. Apesar da superioridade na partida, o adversário empatou aos 37, em cobrança de falta: 1 a 1.
O Vasco voltou do intervalo com a mesma postura ofensiva dos primeiros 45 minutos, e chegou pela primeira vez aos seis, quando Zé Vitor passou em profundidade para MT abrir para Arthur, que arriscou o chute rasteiro que foi interceptado. Aos nove, foi a vez de Riquelme receber pela esquerda, deixar os marcadores pra trás e fazer a infiltração, em lance que resultou em escanteio, afastado pela zaga adversária na sequência.
Aos 16, o Gigante alçou a bola na área em dois escanteios, sem sucesso. Aos 28, em mais uma boa chegada, Cadu fez a ligação direta com Pec, que saiu em velocidade e fez o passe para MT arriscar um chute perigoso. O goleiro soltou a bola, mas a defesa chegou pra afastar. Dois minutos mais tarde, Riquelme fez o cruzamento para MT tentar de cabeça, em lance que a bola passou muito perto mas saiu ao lado esquerdo. Aos 32, João Pedro e Caio Lopes disputaram no meio, e Pec pegou a sobra e mandou um chute forte que ficou muito perto de ser o segundo do Cruzmaltino na partida. Caminhando para o fim da partida, Guilherme Carneiro abriu para JP Galvão, que fez o passe para MT arriscar forte de longe, mas a bola acabou subindo demais.
Escalação do Vasco: Cadu, Jp Galvão, Menezes, Zé Vitor e Riquelme (Emerson); Caio Lopes, Matias (Guilherme Carneiro) e MT; Pec, Arthur (Laranjeira) e Figueiredo (João Pedro) – Técnico: Diogo Siston.
*Estagiária sob supervisão de Sarah Borborema