Sexta-feira, 22/10/2021
Vasco fecha estratégia para lançamento de seus produtos digitais
O Vasco da Gama aprovou na última semana o lançamento de seus produtos digitais. O primeiro produto a ser lançado, já neste mês de outubro, serão as NFTs, títulos de propriedade digital que podem ser colecionados ou negociados de forma totalmente online e individual.
As NFTs não terão exclusividade no lançamento, ou seja, nenhum operador vai ser responsável por todos os lançamentos. Serão seis as áreas contempladas na estratégia, e cada uma terá uma negociação individualizada para a operação:
– Futebol profissional
– Lendas do Vasco
– História do Vasco
– Arte
– eSports
– Infantil
Todas as áreas contempladas terão seus lançamentos até maio do ano que vem, com início neste mês.
Após o início do lançamento das NFTs, o Vasco adotará um portal de monetização das propriedades digitais do clube. A busca é usar a transformação digital na área comercial, atraindo marcas com orçamento, muitas vezes, incapazes de estar na camisa do Vasco, mas que querem anunciar nas mídias digitais do clube, já reconhecidas como de alto engajamento.
– O objetivo é trazer anunciantes para se conectarem com a base de torcedores. Dar acesso aos quem tem menos dinheiro para anunciar, mas que sabe a importância de estar perto da nossa torcida.- disse Rogério Portugal, consultor de marketing do clube.
O portal contemplará estratégias de marketing digital, por meio das ferramentas de AdSense do Facebook, Google e outras, além de formatos específicos para o site, redes sociais e newsletters do clube. Os pacotes de anúncios vão englobar os perfis oficiais do clube em todas as redes sociais e plataformas digitais. O Vasco vai anunciar em breve o parceiro escolhido para esse projeto.
A última etapa a ser contemplada no projeto de transformação digital são os FAN TOKENS. Como o clube tem seu foco voltado para o desenvolvimento do seu programa de sócios VASCO + ALEGRIA. O lançamento dos FAN TOKENS do Vasco será o 3º item a ser lançado dentro da estratégia.
– É preciso ter muito cuidado com a adoção dos tokens de participação e entender se eles não conflitam com o caminho que o Vasco determinou para seu programa de sócios: fugir das simples trocas de ingressos. Por exemplo, o sócio do Vasco participou da escolha do nome do CT do clube, ele pagaria para participar? O quanto isso esvazia um programa em evolução? São discussões que temos tido com o mercado para que, no momento do lançamento, eles sejam complementares e não excludentes. – disse o vice presidente de marketing Vitor Roma.