Instagram Facebook Tiktok Youtube Twitter Flickr
Bandeiras
Destaque

Quarta-feira, 22/12/2021

Zé Ricardo é oficialmente apresentado como novo técnico do Vasco

Na manhã desta quarta-feira (22/12), o técnico do futebol profissional Zé Ricardo foi apresentado oficialmente pelo Club de Regatas Vasco da Gama, em coletiva de imprensa realizada em São Januário, que contou ainda com a participação do Presidente Jorge Salgado e do Gerente de Futebol, Carlos Brazil.

Em suas primeiras palavras desde seu retorno, Zé Ricardo falou sobre os desafios que o Cruzmaltino terá em 2022. O comandante disse ainda que uma das obrigações da equipe é fazer com que o torcedor volte aos poucos a São Januário e que para isso, é necessário ter uma equipe competitiva.

Foto: Rafael Ribeiro/Vasco

– Sabemos de todo o desafio que termos na temporada em 2022, mas sabemos da oportunidade que temos de levar o Vasco novamente ao seu lugar e fazer uma grande temporada. A torcida está machucada, mas temos o dever de fazer com que a torcida retorne aos poucos a São Januário, agora é a nossa vez de fazer o inverso, montar uma equipe competitiva.

Essa será a terceira passagem de Zé Ricardo pelo clube, o comandante trabalhou no futsal do Vasco da Gama na década de 90. Retornou ao Gigante da Colina em 2017 e ajudou o Cruzmaltino a garantir uma vaga para a Conmebol Libertadores de 2018.

Durante a coletiva, Zé Ricardo e Carlos Brazil, receberam das mãos do Presidente Jorge Salgado um kit de boas vindas do Vasco da Gama. O treinador vascaíno avaliou essa oportunidade como uma das maiores da carreira e falou sobre o objetivo de retornar para a primeira divisão.

Carlos Brazil é oficialmente apresentado pelo Vasco da Gama (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

– A gente precisava investir nos recursos humanos e investir na área. É um grande desafio mas eu considero a maior oportunidade da minha vida, da minha carreira, como eu falei, sempre fui muito feliz aqui no Vasco e espero que a gente possa construir um ambiente para trazer felicidade para todos. Tenho certeza que os atletas que estão vindo para o Vasco são atletas que já entenderam isso, sabem o quão é importante vestir a camisa do Vasco da Gama. É muito importante voltar e levar o Vasco para a primeira divisão.

Confira outros trechos da apresentação: 

Reformulação no Futebol

– Eu acho que a competitividade em questão de saber onde estar é fundamental para nós estarmos montando a nossa equipe. Eu entendo que tendo uma equipe saudável e competitiva é fundamental. Por isso temos trabalhado com análise de desempenho e mercado para trazermos atletas com essas características. Temos uma categoria de base muito tradicional e muito forte. Sabemos que boa parte desses atletas que estão no profissional estão pressionados, a nossa ideia é de que temos que dar confiança para eles, mas logicamente vamos cobrar compromisso para que eles possam ganhar as competições dentro do campo, eles precisam conquistar esse espaço.

Retorno ao Vasco

– O desejo era de começar um trabalho no início, e eu já havia começado a negociar a saída do Brasil, eu achei que aquele momento seria difícil de aceitar e depois ir para fora. Desde que o presidente me fez um convite a gente acabou aceitando, foram semanas intensas, o fuso de lá nos colocava em uma situação para trabalhar até bem tarde, mas a gente está acostumado e não se incomoda com isso. Participar de uma formulação de elenco e reformulação de departamento de futebol é sempre muito desafiante mas também gratificante, agradeço ao presidente por me deixar trazer pela primeira vez uma comissão técnica que eu gosto de trabalhar, e isso foi um dos motivos sem dúvida nenhuma que me fez aceitar o desafio, e também de trabalhar com pessoas que já conheço aqui no Vasco. Aqui tem muita gente boa trabalhando e isso me faz ficar cada vez mais motivado para fazer uma temporada que nos orgulhe para 2022.

Modelo de Jogo

– Quando a gente fala de modelo de jogo, ele vai muito além das quatro linhas. Eu sempre costumo buscar primeiro o objetivo quando chego no clube, construir ou transformar um bom ambiente em que trabalhamos. Isso aconteceu em 2017 e 2018, foi construído um ambiente que fez o Vasco sair de uma situação incômoda e chegar em uma pré-Libertadores, pontuar como campeão do returno e confirmar a vaga na pré-Libertadores. Isso, com dificuldades e problemas que todos nos sabemos, como o presidente falou que acompanha o clube há muitos anos. O que me faz entender que pode ser diferente desses profissionais que você citou e respeito bastante, o que eu acredito é que a gente tem hoje profissionais no corpo técnico por fora e a seriedade do presidente para fazer acontecer. Lógico que é fundamental que a gente consiga, a partir de janeiro, manter os salários em dia, manter a chama acesa. É importante que os atletas se sintam respaldados para que a gente se preocupe em trabalhar dentro de campo e o atleta possa render o seu melhor. O Vasco tem que dar tranquilidade para o seu corpo técnico, grupo de atletas, para poder fazer o seu trabalho.


Compartilhe esta notícia
Cruz de Malta

Outras Notícias