Falecimento de Roberto Dinamite completa um ano e Vasco lista homenagens feitas ao ídolo durante o período

segunda-feira, 08/01/2024

O dia 08 de janeiro de 2024 marca um ano de falecimento de Roberto Dinamite, o Maior de Todos. Em 2023, o maior ídolo da história vascaína não resistiu à luta que travava contra um câncer e descansou. Durante o período, e até antes disso, o Vasco da Gama realizou várias homenagens para o artilheiro. Confira abaixo.

Estátua em São Januário

No dia 22 de abril de 2022, foi inaugurada dentro do estádio São Januário a estátua em homenagem ao ídolo. A inauguração foi com uma grande festa que contou com a presença de Dinamite, familiares, ídolos vascaínos de todas as gerações, Paulinho da Viola, Teresa Cristina, Fernanda Abreu e torcedores.

Estátua de Roberto Dinamite foi inaugurada em abril de 2022.

 

Vídeo póstumo

Logo que se soube do falecimento do ídolo, a primeira homenagem póstuma do Vasco da Gama prestada foi um vídeo na VascoTV, intitulado #DinamiteEterno. O vídeo é uma carta que exalta Roberto e fala sobre sua trajetória dentro do clube, destacando recordes, genialidade, habilidade, além de apresentar números como os 1110 dias de Roberto e os 708 jogos em que vestiu a camisa do Cruzmaltino.

 

Velório em São Januário

O velório do ídolo foi realizado no gramado do estádio São Januário, próximo à sua estátua. Aberto ao público, torcedores puderam comparecer e se despedir daquele que deu tantas alegrias aos vascaínos. Familiares, ex-jogadores, companheiros de equipe e jogadores do elenco do Vasco de 2023 estiveram presentes no adeus.

Corpo do ídolo foi velado no gramado em São Januário.

Minuto 10

Em todos os jogos do Vasco no Campeonato Carioca e no Campeonato Brasileiro 2023, em São Januário, quando o cronômetro marcava 10 minutos de jogo, o telão do estádio sinalizava e a torcida nas arquibancadas cantava “Ah, é Dinamite” “Ah, é Dinamite”.

Patch na Camisa 10

A camisa número 10 do time, que pertenceu ao ídolo e atualmente é utilizada por Dimitri Payet, ganhou um patch na parte central em homenagem a Roberto Dinamite. O símbolo permaneceu durante todo o ano de 2023 e será atualizado para o ano de 2024, com uma nova estampa, que tem previsão para estrear no Campeonato Carioca.

Patch estampou a camisa 10 ao longo do ano.

 

Collab Santos – Dinamite e Pelé

Na partida diante do Santos Futebol Clube, realizada no dia 14 de maio, os dois clubes homenagearam os maiores ídolos de suas histórias – Roberto Dinamite e Pelé. As camisas foram estampadas com patchs e, antes da partida, foram trocadas flâmulas personalizadas com arte alusiva aos #Eternos10. Também teve um vídeo compartilhado nas redes sociais em postagem colaborativa simulando como seria se Dinamite e Pelé tivessem jogado juntos.

Vasco e Santos fizeram homenagem em conjunto para Dinamite e Pelé.

Homenagem aos filhos
Diante do Palmeiras, no Maracanã, em jogo válido pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro, os quatro filhos de Roberto Dinamite foram homenageados pelo Vasco no gramado. Antes da partida, eles receberam uma placa.

Entrega de camisa a Payet

No dia 20 de agosto de 2023, Dimitry Payet foi apresentado oficialmente para a torcida vascaína antes da partida entre Vasco e Atlético Mineiro, pelo Campeonato Brasileiro. O francês recebeu das mãos de Valentina, neta de Roberto Dinamite, uma camisa com o número 10 e o nome do ídolo estampados.

A neta de Roberto Dinamite, Valentina, entregou uma camisa 10 a Payet.

Gol América-MG

Na partida diante do América Mineiro, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, Payet marcou um gol de falta aos 48 minutos do segundo tempo, garantindo a vitória de virada por 2 a 1 para o Vasco. Em uma cobrança muito semelhante à uma de Roberto, o atual camisa 10 comemorou apontando para o patch em sua camisa, dedicando o gol ao ídolo. O francês sempre fala sobre Dinamite e, inclusive, após o término do Brasileirão, dedicou a virada da equipe na competição para ele.

Payet marcou o gol diante do América-MG e dedicou a Dinamite. Foto: Leandro Amorim/Vasco da Gama

Missa de um ano
No dia em que completa um ano do falecimento, o Vasco fez mais uma homenagem. Após homenagem na estátua de Roberto Dinamite, em São Januário, uma missa de um ano foi realizada na capela do estádio.

Vasco da Gama, o time que venceu o racismo