Sábado, 15/12/2012
Especial do Tri: O 1º encontro com o Flamengo na fase semifinal
Após a excelente estreia contra o Juventude fora de casa, a partida seguinte do Vasco seria diante de sua torcida, no Maracanã. O adversário era o Flamengo , num clássico marcado para o dia 23 de novembro de 1997.
O verão já colocava a temperatura do Rio de Janeiro nas alturas. Mesmo assim, naquela tarde de domingo, mais de 98 mil pessoas lotaram as arquibancadas do Estádio Mário Filho para acompanhar as emoções de mais um “Clássico dos Milhões.”.
O primeiro momento de frisson aconteceu ainda antes da bola rolar. A atriz Vera Fischer esteve no gramado para dar o pontapé inicial e promover o lançamento de seu filme “Navalha na Carne”. Porém, o árbitro Sidrack Marinho não autorizou que a atriz entrasse em campo, gerando um pequeno tumulto na saída dos túneis.
Na primeira fase, como foi relembrado no primeiro episódio deste Especial do Tri, o Gigante da Colina vencera o Flamengo por 1 a 0, gol de Pedrinho. No reencontro das equipes, o time rubro-negro desejava revanche. Pouco depois de autorizado o início da partida, Iranildo desviou cruzamento vindo da direita e abriu o placar para o Flamengo.
Mas não houve tempo para comemorações. A saída de bola foi dada e Felipe recebeu pela ponta esquerda. Com seu clássico drible, o lateral deixou os marcadores para trás e só foi parado com falta, ainda na intermediária. Ramon bateu com muito veneno, Mauro Galvão tentou desviar e o goleiro Clemer aceitou: gol do Vasco e empate no placar do Maraca.
A partir daí, o Gigante da Colina não se encontrou em campo, mas conseguiu se segurar e garantir o empate. O primeiro encontro com o Flamengo nas semifinais teve sabor amargo. Mas o segundo embate das equipes terminaria em festa, com direito a dança de Edmundo na comemoração.
Mauro Galvão celebra o gol de empate contra o Flamengo