Instagram Facebook Tiktok Youtube Twitter Flickr
Bandeiras
Futebol

Segunda-feira, 18/01/2016

Há 15 anos, Vasco se tornava tetracampeão brasileiro

Romário era o líder do elenco vascaíno na época – Foto: Agência Getty Images

Há 15 anos, o Vasco da Gama conquistava seu quarto título brasileiro, após vencer o São Caetano na final da competição por 3 a 1, no Maracanã, com gols de Juninho Pernambucano, Jorginho Paulista e Romário.

A primeira partida da decisão terminou empatada em 1 a 1, no Parque Antártica. Na ocasião, César abriu o placar logo aos 14 minutos para o Azulão, e aos 28, o camisa 11, Romário, garantiu o o empate para os vascaínos. O segundo jogo estava marcado para São Januário, mas por conta de um incidente no alambrado do estádio, a partida que valeu o título foi disputada no Maracanã, no dia 18 de janeiro. 

Dentro de campo, o Almirante contava com um esquadrão de respeito liderado pelo atacante e capitão Romário. No meio de campo, Juninho Pernambucano e Juninho Paulista eram os encarregados de ditarem o ritmo do Gigante da Colina com Euller, o Filho do Vento, puxando as ofensivas em velocidade. O atual técnico vascaíno Jorginho também fazia parte do elenco.
O jogo começou com os dois times se estudando bastante, sem muitas oportunidades de gols na primeira metade da etapa inicial. Aos 28 minutos, aconteceu uma pintura no Maracanã. Euller arrancou pela esquerda, entrou na área e tocou para Juninho Paulista. O camisa 10 da Colina passou para Romário ajeitar a bola para Juninho Pernambucano, que chegou batendo de primeira, com muita curva e força, acertando o ângulo de Silvio Luiz.
O São Caetano empataria a partida oito minutos depois com Adãozinho em um chute de longa distância. Mesmo com o gol sofrido, o Cruzmaltino não se abateu e Jorginho Paulista ampliou o placar, colocando o Vasco à frente novamente. O lateral-esquerdo recebeu passe açucarado de Juninho Paulista, deixando-o na frente do goleiro para fazer o segundo triunfo vascaíno.
Na volta do intervalo, aos 7 minutos, Juninho Paulista tocou para Romário na entrada da área. O Baixinho ganhou a disputa com o seu marcador e chutou forte para marcar o terceiro gol do Gigante. A vantagem no placar deu tranquilidade à equipe, que no restante da partida apenas administrou o resultado, levando a taça de campeão para a Colina Histórica. Foi a primeira conquista de Campeonato Brasileiro de Romário e o tetracampeonato do Gigante da Colina.

Relembre a conquista!
{{video-globo,829966,640,360}} 
FICHA TÉCNICA

VASCO 3 X 1 SÃO CAETANO
Competição: Copa João Havelange (Campeonato Brasileiro) – Final
Data: 18/01/2001 (quinta-feira)
Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ).
Árbitro: Márcio Rezende De Freitas
Público: 60.000
Gols: Juninho Pernambucano, 28’/1ºT (1-0); Adãozinho, 36’/1ºT (1-1); Jorginho Paulista, 39’/1ºT (2-1); Romário, 07’/2ºT (3-1)
VASCO: Hélton, Clébson, Júnior Baiano, Odvan, Jorginho Paulista, Nasa, Jorginho (Henrique), Juninho (Paulo Miranda), Juninho Paulista (Pedrinho), Euller e Romário. Técnico: Joel Santana

SÃO CAETANO: Silvio Luiz, Japinha (Gilmar), Daniel, Serginho, César, Claudecir, Esquerdinha (Zinho), Ailton (Leto), Adãozinho, Wagner e Adhemar. Técnico: Jair Picerne.


Compartilhe esta notícia
Cruz de Malta

Outras Notícias