Segunda-feira, 06/02/2012
Há 27 anos, Romário estreava nos profissionais do Vasco
O atacante Romário, autor de mais de mil gols – 324 deles pelo Vascão, inclusive o milésimo, estreava pela equipe profissional do Gigante da Colina há 27 anos. O jogo foi diante do Coritiba, em São Januário, que recebeu mais de seis mil torcedores naquela noite de quarta-feira.
O técnico Edu Antunes Coimbra colocou o Baixinho em campo aos 13 minutos da segunda etapa no lugar de Mário Tilico. O Cruz-Maltino estava ganhando por 1 a 0, tento marcado por Roberto Dinamite de pênalti.
Romário, com seus 19 anos e ainda uma jovem promessa da Colina Histórica, acabou tendo uma atuação discreta, mas sua movimentação no gramado ajudou o Vasco a sair de com o placar de 3 a 0 sobre o Coritiba. Era o nascimento de um dos maiores jogadores da história do futebol mundial.
Confira a ficha técnica da partida:
FICHA TÉCNICA:
VASCO 3 X 0 CORITIBA
Data/Hora: 06/02/1985, às 21h
Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Carlos Sérgio Rosa Martins
Cartões vermelhos: Ivan (VAS); Lela (CTB)
Gols: Roberto Dinamite, 06'/2ºT (1-0); Roberto Dinamite, 06'/2ºT (2-0) e Vítor, 44'/2ºT (3-0);
VASCO: Acácio; Edevaldo, Ivan, Nenê, Aírton; Vítor, Geovani, Cláudio Adão; Mário Tilico (Romário), Roberto Dinamite e Rômulo (Donato). Técnico: Edu Antunes Coimbra.
CORITIBA: Rafael; André, Vavá, Gardel, Dida; Marildo, Tobi (Heraldo), Paulinho (Eliseu); Lela, Índio e Édson. Técnico: Dino Sani.