Quarta-feira, 29/06/2016
Luan é convocado para os Jogos Olímpicos do Rio
Luan não escondeu alegria durante entrevista coletiva- Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br
Atualmente com 23 anos, o jogador é natural de Vitória, no Espírito Santo, e chegou ao Vasco aos 13 anos de idade. Destaque em todas as categorias que passou na base, Luan morou na Pousada do Almirante, estudou no Colégio Vasco da Gama e foi promovido para o profissional em 2011, mas apenas na temporada seguinte, 2012, fez sua estreia. O capixaba acumula 142 jogos e nove gols com a camisa vascaína.
– Estou muito feliz! Recebi a notícia na sala dos médicos. Estava fazendo acupuntura e acompanhando a convocação. Quando saiu meu nome, não consegui ver mais nada. Meu telefone não parou de tocar. Já sorri e chorei muito de felicidade. Eu sempre almejei ser convocado para a Seleção Olímpica, sempre mantive uma chama acessa dentro de mim. Não poderia deixar de agradecer ao Vasco por tudo. Cheguei aqui com 13 anos de idade e hoje, dez anos depois, estou podendo realizar um sonho. O Rio é minha casa, pois já tenho 10 anos morando aqui. Uma palavra que me resume no dia de hoje é felicidade. Sou o único jogador dos clubes do Rio que está na lista. Isso, entretanto, não é o que mais me atrai. O que me atrai é que sou o representante do Vasco – afirmou Luan, visivelmente emocionado.
Para Luan, porém, nenhuma dessas oportunidades chega aos pés da atual. Isso porque os Jogos Olimpícos é a única competição que a Seleção Brasileira jamais conquistou ao longo de sua vitoriosa história. As melhores participações ocorreram nos anos de 1984, 1988 e 2012. Na ocasião, o país conquistou a prata. O Brasil subiu ao pódio também nos Jogos de 1996 e 2008 para receber a medalha de bronze.
– É o melhor momento da minha carreira e vou procurar desfrutar dele. Tenho cinco anos atuando no profissional, mas sou jovem. Ter a oportunidade de marcar meu nome na história do país não tem preço. O que me deixa muito feliz é a vontade que povo brasileiro e todos os jogadores possuem de conquistar esse ouro. Se o grupo se abraçar e a torcida abraçar o time, a medalha ficará mais próxima. É o título que o Brasil não tem, o ouro que o país jamais conseguiu. Iremos em busca dessa medalha. É muito complicado, mas temos jogadores de muita qualidade, como o Neymar, o Douglas Costa, o Fernando Prass, o Gabriel Jesus e Gabigol. Estou muito feliz por fazer parte desse grupo. Vamos fazer de tudo para fazer um grande campeonato – declarou o zagueiro cruzmaltino.
Luan em ação nos Jogos Pan-Americanos de 2015- Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Com a convocação, Luan se junta a um seleto grupo de jogadores que representaram o Vasco nos Jogos Olímpicos. Ao longo da história, o Gigante da Colina cedeu 11 jogadores para a Seleção Masculina sub-23, são eles: Adésio, Carlos Alberto, Jansen e Vavá (Helsinque, 1952), Wanderley (Roma, 1960), Roberto Dinamite (Munique, 1972), Geovani, Mazinho e Romário (Seoul, 1988), Hélton (Sidney, 2000) e Romulo (Londres, 2012).