Terça-feira, 18/07/2017
Martín Silva enaltece evolução do sistema defensivo vascaíno
Martín Silva durante atividade em São Januário- Fotos: Paulo Fernandes/Vasco.com.br
Nada animador foi o desempenho inicial do sistema defensivo do Vasco no Campeonato Brasileiro. Nos cinco primeiros jogos da competição, o Cruzmaltino sofreu 14 gols, um média de quase três tentos por partida. Pouco mais de um mês depois do derradeiro duelo dessa série, o insucesso diante do líder Corinthians, o Gigante entrará em campo para enfrentar mais um clube paulista com outros números, esses mais interessantes.
A média de gols sofridos pelo Almirante nas cinco mais recentes rodadas do mais importante torneio nacional caiu consideravelmente. Diante de Atlético/GO, Coritiba, Flamengo, Vitória e Santos, a retaguarda da equipe comandada por Milton Mendes só foi vazada quatro vezes, uma média de menos de um gol por jogo. A evolução foi festejada pelo goleiro Martín Silva, um dos pilares do sistema defensivo do Vasco da Gama.
– Era difícil receber críticas, mas não levamos para o lado pessoal. Era uma coisa que precisávamos consertar de maneira coletiva. Estávamos ficandos expostos, pois tomamos oito gols em lances que o jogador saiu de cara com o goleiro. Sempre falamos que isso só iria mudar com trabalho e entrosamento. Muitos jogadores novos chegaram e a nossa linha de quatro ainda está em formação. Ainda precisamos evoluir, vai levar um tempo, mas hoje estamos sólidos na defesa e, por isso, já conseguimos pontuar fora de casa. É sempre difícil melhorar durante o campeonato, ainda mais enfrentando rivais difíceis, mas nos tornaremos mais equilibrados em breve – disse o camisa 1.
Martín conversando com os jornalistas na sala de imprensa
O aproveitamento fora de casa foi outro fator que o Cruzmaltino conseguiu evoluir nas últimas semanas. O Gigante da Colina não foi superado nos dois compromissos mais recentes longe de seus domínios. Além de arrancar um empate com o Coritiba na Vila Capanema, o Almirante superou o Vitória dentro do Barradão. Conquistar um novo resultado positivo, dessa vez no Morumbi, é a grande meta da equipe de São Januário.
– É normal que um time na fase que eles se encontram demonstre insegurança, mas sabemos que os jogadores que estão vão dar tudo de si para reverter essa situação. Vão ser ainda mais fortes em casa, onde a torcida vai apoiar. Eles têm como objetivo claro, em primeiro lugar, sair do Z4 e vão querer começar a fazer isso amanhã. Então, temos que entrar ligados desde o primeiro minuto para não sermos surpreendidos. Também temos o objetivo da vitória, mas o São Paulo sempre vai ser um rival difícil e temos consciência disso – afirmou Martín Silva, lamentando a ausência de São Januário em alguns jogos do Brasileiro.
Martín demonstra elasticidade durante trabalho- Fotos: Paulo Fernandes/Vasco.com.br