Sábado, 30/04/2016
Na volta ao Maracanã, Vasco encara Botafogo na final do Carioca
Invicto há 23 jogos, o Gigante conta com a força do seu elenco para conquistar o bicampeonato e se manter no topo do futebol carioca. Campeão da Taça Guanabara, o Almirante terá força máxima. Preservados durante a semana, contra o Remo, na Copa do Brasil, Madson, Rodrigo, Julio dos Santos, Andrezinho e Jorge Henrique estão à disposição. O mesmo vale para Marcelo Mattos, que não jogou a semifinal por estar suspenso.
Na atual temporada, Vasco e Botafogo duelaram em duas oportunidades. Na primeira fase, em São Januário, o Cruzmaltino empatou com o clube de General Severiano em 1 a 1. Riascos marcou para o time vascaíno e Emerson para o rival. Na Taça Guanabara, novo encontro, outra vez na Colina Histórica. Na ocasião, vitória do Gigante por 1 a 0, com o atacante Thalles balançando as redes.
O histórico do clássico também é amplamento favorável ao Almirante. Em 327 partidas, o Vasco venceu 141, empatou 98 e perdeu apenas 88 para o Botafogo. A última final disputada entre vascaínos e alvinegros foi no ano passado. Com duas vitórias nos dois jogos decisivos, o Gigante superou o clube da Estrela Solitária e voltou a conquistar o Campeonato Carioca após 12 anos.
A arbitragem neste domingo (01) ficará sob responsabilidade de Wagner Nascimento Magalhães, que terá Dibert Pedrosa Moisés e Silbert Faria Sisquim como auxiliares. A decisão do Campeonato Carioca será transmitida para grande parte do país pelas emissoras Globo e Bandeirantes. O Premiere também exibirá o clássico na TV Fechada. Como de costume, o Twitter Oficial do Gigante fará o tempo real.