Sábado, 23/03/2013
Paulo Autuori é oficialmente apresentado na Colina
Paulo Autuori foi oficialmente apresentado como técnico do Vasco neste sábado (23/03), em coletiva realizada na Sala Multimídia Chico Anysio, em São Januário. Após ir a campo e comandar seu primeiro treinamento, Autuori foi apresentado ao lado do presidente vascaíno Roberto Dinamite, do diretor-geral Cristiano Koehler, do diretor-executivo de futebol René Simões e do diretor-técnico de futebol Ricardo Gomes.
Coube a Roberto Dinamite as primeiras palavras a respeito do novo treinador do Gigante da Colina.
– O Paulo chega ao Vasco dentro de um processo de reformulação que estamos implementando, das mudanças que estão sendo feitas. Ele vem para somar. É um profissional vitorioso, que vem para deixar o Vasco ainda mais forte – enfatizou o mandatário vascaíno.
Antes de ser perguntado pelos jornalistas, Autuori pediu a palavra e recorreu a um exemplo recente do meio do futebol para justificar sua ida para São Januário.
– O melhor treinador do mundo escolheu o Bayern de Munique por um motivo: tradição. Existiam propostas mais vantajosas, mas ele optou pela tradição (referindo-se ao espanhol Pep Guardiola). Eu opto pela tradição. Já estive diversas vezes nesse estádio como adversário, hoje entrei como técnico. E senti que não sou nada perto da história e da tradição desse clube – frisou Autuori.
O novo treinador do Vasco deu mostras de que sua experiência pode ajudar muito o Gigante da Colina em 2013. Além disso, Autuori também deu opiniões contundentes sobre o atual nível técnico do futebol brasileiro: criticou o protagonismo assumido pelos treinadores nos grandes clubes, falou sobre a defasagem técnica provocada pelo esquema tático 3-5-2 em campo, e revelou ter pedido aos jogadores para não ser chamado de professor, prática comum nos clubes brasileiros.
Dono de humildade e simplicidade proporcionais à lista dos títulos conquistados ao longo da carreira, Autuori mostrou-se muito animado para trabalhar com Ricardo Gomes, com quem quase tivera a chance em 1996, no Benfica, de Portugal.
– Não poderia deixar de trabalhar com este símbolo de vitória. Como desportista e como homem. É uma satisfação imensa. Além disso, acredito muito no projeto que me foi apresentado pelo René, Roberto e Cristiano. Confio no trabalho de todos aqui – indicou o novo técnico cruz-maltino.
O primeiro desafio de Paulo Autuori no comando do Vasco será nesta quarta-feira (27/03). O Gigante da Colina entra em campo às 16h,contra o Olaria, em Moça Bonita.
Fotos: Raquel Vieira/Vasco.com.br