
Sábado, 21/01/2017
Pela Florida Cup, Vasco encara o River Plate, um rival que traz boas recordações

Jornal O Globo noticia conquista vascaína no Sul-Americano de 48- Foto: Acervo O Globo
Em 1948, no Chile, Vasco e River Plate brigaram ponto a ponto pelo título do Campeonato Sul-Americano de Clubes, o primeiro que reuniu os principais clube do continente. Após somar incríveis quatro vitórias e um empate nas cinco partidas iniciais do torneio, o clube de São Januário chegou à decisão precisando apenas de um empate para levantar o trófeu. O adversário? O River Plate! Apesar de contar com o craque Alfredo Di Stéfano, o time argentino não conseguiu vencer o “Expresso da Vitória”, um dos maiores esquadrões da história.
A história se repetiu no ano do centenário vascaíno, dessa vez na Taça Libertadores. Ao contrário de 1948, porém, o Gigante não teve o River Plate como adversário na finalissíma da competição em 1998, mas na semifinal. O confronto, porém, era considerado uma “decisão antecipada” por reunir os melhores elencos da América. Em São Januário, no primeiro jogo, vitória vascaína por 1 a 0. Na volta, em Buenos Aires, os argentinos abriram o placar, mas viram o Monumental de Núñez se calar na etapa final, após perfeita cobrança de falta de Juninho Pernambucano.

Jornal O Globo destaca goleada cruzmaltina no Monumental em 2000- Foto: Acervo O Globo
Vasco e River Plate duelaram pela última vez na temporada de 2000. Naquele ano, duas partidas, ambas válidas pela Copa Mercosul, torneio marcado pela “Virada do Século” aplicada pelo Gigante da Colina no Palmeiras na grande decisão. Assim como nas vitoriosas campanhas anteriores, o Cruzmaltino levou a melhor sobre os argentinos. Em Buenos Aires, no jogo de ida, goleada por 4 a 1. Na volta, em São Januário, novo resultado positivo, dessa vez pelo placar de 1 a 0.
Último teste antes da estreia no Campeonato Carioca
De olho no primeiro compromisso pelo Estadual, contra o Fluminense, no próximo dia 29, o treinador Cristóvão Borges utilizará a partida contra o River Plate para fazer novas observações na equipe cruzmaltina. A tendência, porém, é que o comandante não faça modificações no time titular, mantendo assim a base dos dois primeiros jogos. Em duas partidas na Florida Cup, o Vasco obteve uma vitória (2 a 1 sobre o Barcelona de Guayaquil) e uma derrota (1 a 4 para o Corinthians).
