Domingo, 29/01/2012
Romário completa 46 anos neste domingo
O ex-atacante Romário, ídolo vascaíno e um dos maiores jogadores da história do futebol, faz 46 anos neste domingo (29). O eterno camisa 11 da Colina foi revelado pelo Vascão em 1985, aos 19 anos. Seu primeiro gol com a Cruz de Malta foi no dia 18 de agosto daquele ano, diante do Nova Venécia, do Espírito Santo. Já na temporada seguinte, tornou-se artilheiro do Campeonato Carioca – feito realizado mais seis vezes ao logo da carreira.
Permaneceu em São Januário até o ano de 1988, sendo decisivo para a conquista dos estaduais de 1987 e 1988. Foi para a Europa, onde ficou conhecido pelas suas atuações no PSV, da Holanda, Barcelona, da Espanha e, principalmente, na Seleção Brasileira, onde atingiu o seu ápice no futebol na temporada de 1994 quando foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA, primeiro brasileiro a receber o prêmio, após ser decisivo para o Brasil faturar a Copa do Mundo daquele ano, realizada nos Estados Unidos.
Retornou ao clube de origem em 2000 para realizar uma temporada extraordinária com o manto cruzmaltino. Marcou 66 gols em 72 jogos e ajudou o time a colocar mais duas taças na rica sala de troféus da Colina Histórica: o Campeonato Brasileiro e a Copa Mercosul com uma virada espetacular sobre o Palmeiras, que chegou a estar vencendo por 3 a 0.
Nos dois anos seguintes, teve uma média de gols superior a um por partida. Saiu de São Januário no meio do ano de 2002 para voltar em 2005, quando aos 38 anos foi artilheiro do Campeonato Brasileiro com 22 gols. Transferiu-se para o exterior em 2006 para em 2007 ter a sua quarta e última passagem pelo Cruz-Maltino.
Nela marcou o seu milésimo gol na carreira e nada mais justo o gênio da grande área fazê-lo com a Cruz de Malta no peito, afinal a maioria dos gols do camisa 11 saiu pelo time vascaíno. Foram 324 vezes que Romário balançou a rede adversária atuando pelo Gigante da Colina. Para homenagear o ídolo e o seu feito histórico, foi construída uma estátua do Baixinho em São Januário atrás da baliza onde fez o seu milésimo gol no dia 20 de março de 2007.