Instagram Facebook Tiktok Youtube Twitter Flickr
Bandeiras
Futebol

Terça-feira, 22/11/2016

Vasco encerra temporada no Maracanã, onde é feliz desde 1950

São Januário é a casa do Vasco, onde todo cruzmaltino se sente bem, mas não se pode negar que o Gigante da Colina possui uma relação muito próxima com o Maracanã. No sábado (26/11), pela última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, o Almirante retorna ao maior palco do futebol nacional precisando de um resultado positivo diante do Ceará para confirmar seu retorno à Série A.


Jorge Henrique se antecipa ao goleiro Jéferson e marca um dos gols do título Carioca 
Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Única equipe do Rio de Janeiro a vencer no estádio em 2016, o Cruzmaltino ostenta uma invencibilidade de oito partidas no Maracanã. A lista de jogos inclui duelos contra grandes equipes do cenário brasileiro, casos de Grêmio, São Paulo e Flamengo, além da decisão do Carioca deste ano, contra o Botafogo. O retrospecto é excelente não apenas nas últimas temporadas, mas ao longo de toda a história.

Desde a inauguração do Maracanã, em 16 de junho de 1950, o Vasco já atuou 1220 vezes no estádio. O Gigante da Colina, inclusive, foi o primeiro clube a soltar o grito de campeão carioca no “maior do mundo”. Em janeiro de 1951, o Cruzmaltino bateu o América e conquistou o Campeonato Carioca de 1950. A partida que deu ao Almirante sua nona conquista estadual foi realizada no ano seguinte por conta da realização da Copa do Mundo no Brasil.

O retrospecto aponta ainda outras 38 conquistas, incluindo três títulos do Campeonato Brasileiro. No estádio que é considerado a sua segunda casa, o Vasco da Gama obteve 530 vitórias, 350 empates e 340 derrotas. O Flamengo é o clube que o Gigante mais enfrentou no Maracanã, o Botafogo o adversário que mais venceu e o Fluminense o rival em quem mais marcou gols. Muitos capítulos da história vascaína foram escritos no “maior do mundo”.


Luan levanta o troféu do Carioca de 2015, um dos 39 títulos conquistados pelo Vasco no Maracanã
Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br

Contra o Ceará, adversário do próximo sábado (26), o Cruzmaltino também possui um histórico favorável. O time vascaíno duelou com o Vozão três vezes no lendário estádio e obteve dois triunfos. Quando o assunto é Série B, vale destacar que nas duas primeiras participações, o Almirante confirmou seu retorno à Série A dentro do Maracanã, algo que irá se repetir no fim de semana caso o Vasco derrote o clube nordestino.


Compartilhe esta notícia
Cruz de Malta

Outras Notícias