Sábado, 06/10/2012
Vasco joga bem, pressiona, e bate o Atlético-GO fora de casa
No centésimo jogo de Carlos Alberto com a camisa cruz-maltina, o Vasco entrou em campo precisando da vitória para não se distanciar dos líderes, além de confirmar a fama de visitante indigesto, já que é a quarta equipe que mais pontuou fora de casa na competição. E foi o que aconteceu, o Gigante da Colina bateu o Atlético-GO por 1 a 0 neste sábado (06), em Goiânia. Com o resultado, o Vascão foi para 50 pontos, permanecendo em quarto lugar. O Gigante volta a campo nesta quarta-feira (10), onde recebe o São Paulo, em São Januário.
O jogo
Vasco joga bem e pressiona o adversário
Com grande presença da torcida vascaína no estádio, o Vascão começou partindo para cima do Atlético-GO. Com menos de um minuto de jogo, Carlos Alberto arriscou de longe e levou perigo ao goleiro Márcio. Aos cinco, foi a vez de Éder Luis tentar, o atacante recebeu de Carlos Alberto, cortou para a direita e chutou, mas a bola acabou indo em cima do goleiro do Atlético.
Três minutos depois, após cobrança de falta de Wendel, Nilton desviou de cabeça e a bola passou raspando a trave. Enquanto isso, o Atlético-GO tentava responder a altura os ataques vascaínos, mas paravam na forte marcação do Gigante. Em cobrança de escanteio de Juninho, foi a vez de Dedé desviar. A bola, novamente, passou próxima ao gol.
O Vascão continuou atacando. Aos 28, Carlos Alberto arriscou de fora da área, a bola desviou na zaga e foi para escanteio. Aos 35, Thiago Feltri cruzou, visando o artilheiro Alecsandro, mas, no meio do caminho, apareceu o goleiro Márcio, que fez uma boa defesa. Aos 36, houve o primeiro chute a gol do Atlético-GO. O volante Marino chegou livre na área, mas chutou por cima.
Aos 44, Dedé se arriscou no ataque e cruzou, mas a bola acabou indo direto para o gol e quase surpreendeu o goleiro Márcio. Em resposta, ainda aos 44, Eron recebeu na área vascaína e chutou, obrigando Fernando Prass a se esticar para salvar o Vasco. Foi o primeiro grande ataque do Atlético, que, aos 47, em cobrança de falta do goleiro Márcio, novamente levou perigo ao Gigante da Colina. Fernando Prass fez uma ótima defesa. Esse foi o último lance de perigo da primeira etapa.
O Vasco parecia jogar em casa, com grande apoio da torcida e pressionando por quase todo o primeiro tempo a equipe do Atlético-GO, que, praticamente, só conseguiu chegar ao gol de Fernando Prass com bolas alçadas na área, mas sem perigo.
Vasco mantém pressão e Juninho garante a vitória
Mantendo o mesmo futebol da primeira etapa, o Vasco começou bem o segundo tempo. Mas, buscando sair da lanterna do campeonato, o Atlético-GO foi para cima. Nos primeiros minutos, o jogo ficou bastante concentrado no meio do campo, sem muitas chances de gol para ambas as equipes.
Aos 12, Éder Luis invadiu a área e tentou o cruzamento, mas a bola saiu em escanteio. Dois minutos depois, mais uma jogada do veloz atacante vascaíno que, dessa vez, segurou um pouco a bola e acabou desarmado. Aos 16, Juninho roubou a bola e ficou de frente para a área do Atlético, ajeitou e bateu, mas a bola acabou passando muito perto do gol.
Na primeira jogada do jovem meia Marlone, que fez ótima jogada pela direita e cruzou para Éder Luis, que errou o alvo. Aos 21, Wendel recebeu de Felipe e chutou forte, mas a bola passou por cima do gol. Aos 27, mais uma chance do Vascão. Fellipe Bastos arrancou pela direita, cruzou na área, mas Giaretta triscou na bola para tirar.
Aos 29, após tabela entre Felipe e Dodó, o atacante saiu na cara de Fernando Prass e chutou, a bola saiu lentamente. Essa, até então, foi a grande chance de gol do jogo. Aos 33, Ricardo Bueno tocou para Felipe que ficou de frente com o goleiro Prass. Na hora de chutar, Dedé chegou e afastou o perigo.
Aos 35, em cobrança de falta de Juninho, Márcio espalmou para o centro da área. No rebote o Vasco conseguiu um escanteio. Na cobrança, novamente de Juninho, Nilton cabeceia com muito perigo, mas a bola foi para fora. Aos 39, Nilton arriscou de muito longe e a bola explodiu na trave. Ainda aos 39, Marlone recebeu de Felipe, dentro da área, e arriscou, a bola bateu na rede pelo lado de fora, levando perigo.
Aos 41, após belo passe de Felipe, Juninho, o Reizinho da Colina, pegou de primeira, sem chances para o goleiro Márcio. Um lindo gol do Vasco. Três minutos depois, quase o Vascão ampliou. Alecsandro cortou Márcio e bateu para o gol, mas o goleiro conseguiu se recuperar e praticou a defesa. Com a vitória o Gigante chega aos 50 pontos, ficando a nove do Fluminense.
Próximo jogo
O Vasco volta a campo na próxima quarta-feira (10), às 22h, para enfrentar a equipe do São Paulo, em São Januário.
Ficha Técnica
ATLÉTICO-GO 0 X 1 VASCO
Local: Serra Dourada, Goiânia (GO)
Data-Hora: 06/10/2012 – 16h20 (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Carlos Berkenbrock (SC/FIFA) e Ciro Chaban Junqueira (TO)
Cartões amarelos: Pituca e Gustavo (Atlético-GO); Dedé, Carlos Alberto e Marlone (Vasco)
Cartões vermelhos: Gustavo e Ricardo Bueno (Atlético-GO);
Gols: Juninho, 41/2ºT (0-1)
ATLÉTICO-GO: Márcio; Adriano, Gustavo, Reniê e Eron (Ernandes, 36/2 ºT); Pituca, Dodó, Marino e Alexandre Oliveira (Diego Giaretta, 23/1ºT); Ricardo Bueno e Felipe (Danilinho, 37/2ºT). Técnico: Artur Neto.
VASCO: Fernando Prass; Jonas (Fellipe Bastos, intervalo), Dedé, Renato Silva e Thiago Feltri (Felipe, intervalo); Nilton, Wendel, Juninho Pernambucano e Carlos Alberto (Marlone, 17/2ºT); Éder Luís e Alecsandro. Técnico: Marcelo Oliveira.