Domingo, 29/04/2012
Vasco perde para o Botafogo a final da Taça Rio
O Vasco teve uma tarde atípica, mesmo lutando até o final pelo resultado, na decisão da Taça Rio. O time perdeu para o Botafogo por 3 a 1, neste domingo (29), no Engenhão. Com isso, o Cruz-Maltino volta as suas atenções para a Copa Libertadores. A equipe enfrentará o Lanús (ARG), em São Januário, nesta quarta-feira. Esse é o primeiro confronto dos times nas oitavas de final da principal competição do continente. O gol vascaíno foi marcado por Carlos Alberto.
O jogo
Botafogo saí na frente no começo da final
Os jogadores do Vasco entraram em campo com uma faixa em homenagem a Dicró, vascaíno ilustre que morreu na quarta-feira (25/04). Para a partida, Cristóvão Borges não contou apenas com o zagueiro Dedé. Com isso, o técnico do Gigante da Colina optou por repetir a formação que venceu o Flamengo na semifinal. Eder Luis atuou com o número 100 em alusão ao seu número de jogos pelo Cruz-Maltino.
A final começou bastante movimentada. Logo aos três minutos, o Botafogo abriu o placar com Loco Abreu em um contra-ataque muito rápido pela esquerda. Com a desvantagem, o Vasco se lançou ao ataque, como ocorreu na semifinal contra o Flamengo quando o time levou o gol no inicio do jogo.
O Trem Bala da Colina chegou com perigo após uma boa tabela no meio de campo com Felipe deixando Eder Luis na cara do goleiro, mas o atacante finalizou para fora, perdendo uma ótima oportunidade. O Vasco se mantinha no ataque, porém sem conseguir levar perigo a Jefferson. O Botafogo, por sua vez, ficava na defesa aguardando um contra-ataque para ampliar a vantagem. Suas jogadas saiam principalmente pelo lado esquerdo.
Aos 25 minutos, Maicosuel arrancou pela esquerda, driblou o marcador e cruzou para Elkeson chutar de primeira para fora. O Cruz-Maltino respondeu com Alecsandro. O camisa 9 recebeu um lançamento espetacular de Felipe e arriscou a finalização de fora da área, mas a bola acabou saindo.
Durante o restante do primeiro tempo, o Gigante da Colina continuava no ataque com boas jogadas orquestradas pelo Maestro Felipe. Mas os jogadores vascaínos acabavam finalizando para fora, como o chute de fora da área de Eder Luis e a falta de Fellipe Bastos.
Aos 43 minutos, o camisa 7 teve a oportunidade de empatar o placar. Alecsandro recebeu o passe dentro da área e cruzou. A zaga afastou mal e a bola sobrou no pé de Eder Luis que pegou muito em baixo. No final do primeiro tempo, Loco Abreu ampliou a vantagem botafoguense após uma jogada de bola parada.
Vasco luta até o final, mas não consegue reverter o placar
O técnico vascaíno, Cristóvão Borges, fez duas alterações no intervalo visando melhorar o meio de campo e fortalecer a marcação do time. Juninho entrou no lugar de Felipe e Allan no de Alecsandro. A qualidade do passe do Vasco melhorou e a equipe de São Januário assustou duas vezes em três minutos.
Primeiro Fellipe Bastos chutou de fora da área e a bola explodiu no travessão de Jefferson. Depois foi a vez de Eder Luis arriscar uma finalização de longe que passou rente à trave botafoguense. Os lances levantaram a torcida do Vascão, que não deixava de apoiar o time em nenhum momento.
Aos 8 minutos, o Botafogo fez o seu terceiro gol com Maicosuel em um contra-ataque rápido pela esquerda. O Vasco seguiu no ataque lutando pelo título, mesmo com o golpe. Após boa jogada de Thiago Feltri, Diego Souza ganhou a disputa com os marcadores, cabeceando com muito perigo, mas o goleiro adversário fez a defesa.
O Botafogo, assim como no primeiro tempo, ficava fechado no seu campo defensivo para explorar os contra-ataques. Os jogadores botafoguenses também faziam muita cera para segurar o resultado. Assim, o Gigante da Colina ficava preso na retranca do adversário.
Buscando furar esse bloqueio, Cristóvão Borges colocou o meia Carlos Alberto, que entrou muito bem, no lugar de Fagner. O Botafogo voltou a levar perigo aos 26 minutos em uma cobrança de falta de Elkeson defendida por Fernando Prass. Loco Abreu tentou aproveitar o rebote, mas o árbitro marcou o impedimento do atacante.
O Trem Bala da Colina diminuiu com Carlos Alberto após uma bela troca de passes dentro da área. Foi o primeiro gol do meia desde a sua volta ao clube. O Gigante da Colina seguiu pressionando pelo empate com todos os jogadores no ataque. Jadson afastou mal a bola que foi parar no peito de Diego Souza. O camisa 10 aplicou um chapéu no adversário e chutou com muito perigo. Antes do final da partida, Juninho quase fez o segundo tento cruzmaltino, mas Jefferson fez uma bela defesa.
Próximo jogo
O Vasco volta as suas atenções para a Copa Libertadores com o primeiro confronto das oitavas de final contra o Lanús (ARG), em São Januário, nesta quarta-feira (02), às 21h50.
Confira os gols da partida:
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 3 X 1 VASCO
Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 29/04/2012, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Luiz Antonio Muniz de Oliveira (RJ) e Rodrigo Henrique Correa (RJ)
Cartões amarelos: Andrezinho, Fábio Ferreira, Loco Abreu, Fellype Gabriel (BOT); Diego Souza, Felipe, Juninho, Fagner, Allan (VAS)
Gols: Loco Abreu, 03'/1ºT (1-0); Loco Abreu, 45'/1ºT (2-0); Maicosuel, 09'/2ºT (3-0); Carlos Alberto, 34'/2ºT (3-1)
BOTAFOGO: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Fellype Gabriel, Maicosuel (Herrera, 35'/2ºT), Andrezinho (Jadson, 18'/2ºT) e Elkeson; Loco Abreu. Técnico: Oswaldo de Oliveira.
VASCO: Fernando Prass; Fagner (Carlos Alberto, 24'/2ºT), Renato Silva, Rodolfo e Thiago Feltri; Rômulo, Fellipe Bastos, Felipe (Juninho, intervalo) e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro (Allan, intervalo). Técnico: Cristovão Borges.