Sábado, 18/10/2014
Vasco sofre gol no fim e perde para o Santa Cruz: 1 a 0
Pela 30º rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, o Vasco perdeu para o Santa Cruz por 1 a 0, na Arena Pernambuco, na tarde deste sábado (18/10). A derrota para o time pernambucano foi a primeira de Joel Santana no comando do time carioca, que agora ocupa a terceira posição, com 54 pontos na tabela. Ponte Preta lidera a competição com 57 pontos e o Joinville assumiu a segunda colocação com o mesmo número de pontos do Vasco, mas com duas vitórias a mais. Avaí fecha o G4 com 52 pontos.
O Jogo
O jogo começou com uma proposta bem definida. Nos primeiros minutos, o Santa Cruz foi quem mais arriscou as jogadas ofensivas, levando perigo ao gol de Martín Silva. Léo Gamalho, artilheiro do time pernambucano, arriscou um chute fraco de fora da área, mas o goleiro cruzmaltino agarrou sem problemas. Na sequência, aos 3, Léo tocou para Danilo, que chutou, mas a bola bateu em cima do zagueiro Rodrigo, sem muito perigo para o Gigante da Colina.
Aos sete minutos, a dupla do Santa Cruz voltou a assustar o Vasco novamente. Em bola cruzada na área visando Danilo e Léo Gamalho, Martín Silva teve que se esticar todo para conseguir evitar o perigo interceptando a jogada.
O time de São Januário tentou o gol só aos 10 minutos do primeiro tempo, em um chute de longo do lateral esquerdo Marlon, que passou por cima do gol do goleiro Tiago Cardoso. Se a posse de bola dos vascaínos era maior, o Santa Cruz era mais objetivo e tentava abrir o placar de uma forma mais rápida. Aos 18 minutos, Tiago Costa assustou o Vasco novamente, mas se viu bloqueado mais uma vez por Martín Silva.
Thalles foi um dos destaque sdo time na partida
Na metade do primeiro tempo, o jogo ficou mais corrido e as ações ficaram equilibradas, com as duas equipes mesclando ataques fortes com bons cortes na defesa. Aos 30 minutos, explorando mais jogadas pela esquerda, Pedro Ken roubou a bola do lateral direito Tony, e fez um excelente passe para Thalles, que pegou mal na bola e não conseguiu abrir o placar.
Apesar das duas propostas diferentes de jogo, a partida se manteve no mesmo ritmo até o final do primeiro tempo, sem grandes chances para as duas equipes e resultando no empate entre 0 a 0.
Segundo tempo de pressão vascaína, mas com castigo no final
A segunda etapa começou com o Santa Cruz marcando em cima dos jogadores vascaínos, não dando chance para o Vasco armar os seus ataques. Logo aos nove minutos, Martín Silva teve que mostrar novamente o porquê que é goleiro de seleção. Renan Fonseca obrigou o arqueiro vascaíno a fazer uma defesa muito difícil, tendo que espalmar para a lateral da área, salvando assim mais uma vez o time cruzmaltino.
Guiñazu – Fotos: Marcelo Sadio/Vasco.com.br
Com as entradas de Maxí Rodríguez e Dakson, nos lugares de Fabrício e Edmílson, o treinador Joel Santana deixou o time mais ofensivo e com mais força no meio de campo, fato que deu mais mobilidade ao time na criação de jogadas de ataque. As mudanças fizeram efeito e aos 18 minutos, o goleiro Tiago Cardoso foi obrigado a fazer uma defesa monumental no chute de Dakson, após eficiente passe do atacante Thalles. Na sequência, Douglas manteve a pressão e chutou forte de fora da área, obrigando o goleiro do Santa Cruz a fazer mais uma importante defesa.
A partir desta jogada, o Vasco melhorou na partida e começou a tomar as rédeas da partida, buscando o gol a todo momento. Aos 27 minutos, Maxí Rodríguez deixou Thalles em boa posição dentro da área, que chutou rasteiro e obrigou Tiago Cardoso a salvar o Santa Cruz mais uma vez. Sem descanso, o Gigante da Colina continuou na pressão. Aos 33 minutos, Maxí Rodríguez cruzou para área e achou o zagueiro Rodrigo em boa posição, que cabeceou para baixo, mas a bola bateu no chão e saiu para a linha de fundo, assustando mais uma vez o time pernambucano. O uruguaio ainda quase marcou em um chute de ‘biquinho’, que obrigou Tiago Cardoso fazer mais uma excelente defesa e virar de vez o personagem do jogo.
Apesar da pressão vascaína, foi o Santa Cruz que marcou o gol da vitória. Nos minutos finais da partida, o técnico Oliveira Canindé promoveu uma mudança que surtiu bastante efeito. Cassiano, que entrou no lugar de Danio Pires, recebeu um ótimo passe de Renatinho, fez uma boa jogada individual e chutou forte na entrada da área, sem chance de defesa para Martín Silva. Final: Santa Cruz 1 x 0 Vasco.
Em jogo válido pela 31º rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, o Vasco enfrenta o América-RN na próxima terça-feira (21), às 19h30, na Arena das Dunas.
FICHA TÉCNICA
SANTA CRUZ 1X0 VASCO – 30º Rodada do Campeonato Brasileiro da Série B
Local: Arena Pernambuco – Recife – PE
Data: 18/10/2014 – 16h10
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden
Auxiliares: Rafael da Silva Alves e José Eduardo Calza
Cartões amarelos: Sandro Manoel (Santa Cruz) / Fabrício, Marlon e Guiñazu (Vasco)
Gols: Cassiano (40’/2º Tempo/Santa Cruz)
Santa Cruz: Tiago Cardoso, Tony, Renan Fonseca, Alemão, Tiago Costa, Sandro Manoel, Bileu, Wescley (Renatinho), Danilo Pires (Cassiano), Keno (Ailton) e Léo Gamalho. Técnico: Oliveira Canindé
VASCO: Martín Silva, Diego Renan, Rodrigo, Douglas Silva, Marlon, Guiñazu, Pedro Ken, Fabrício (Maxí Rodríguez), Douglas (Montoya), Thalles e Edmílson (Dakson). Técnico: Joel Santana