Domingo, 10/06/2012
Vasco vence o Bahia fora de casa e segue 100% na liderança
Neste domingo, o Vasco da Gama visitou o Bahia, manteve os 100% de aproveitamento e garantiu a liderança isolada do Brasileirão 2012 ao vencer pelo placar de 2 a 1. Os destaque da partida foram o golaço de Diego Souza, encobrindo o goleiro após driblar dois adversários, e a volta do Mito Dedé, que entrou no segundo tempo.
O jogo
Juninho preciso e Diego Souza genial
A maior novidade do Vasco no início estava no banco: Dedé se recuperou de lesão e ficou disponível para o técnico Cristóvão Borges.
O jogo começou com chances do Bahia. No primeiro minuto, Titi cabeceou para fora no cruzamento de Diones. Dois minutos depois, Gabriel passou para Jones no campo de ataque, mas o jogar estava impedido.
Aos 6 minutos, no primeiro ataque do Vasco, Diego Souza sofreu uma falta dura de Titi próxima à área, do lado esquerdo. O zagueiro levou cartão amarelo. Juninho (sempre ele) foi para a cobrança e fez o que sabe de melhor: mandou a bola no ângulo, sem chances para Marcelo Lomba, e abriu o placar para o Vasco!
O time baiano tenteou a reação no minuto seguinte. Aos 8, Gabriel recebeu na entrada da área e bateu com perigo para o gol do Fernando Prass. Apenas um minuto depois, Gabriel tentou novamente, driblou Nilton, mas bateu em cima da zaga vascaína. Aos 14 minutos, Fellipe Bastos fez falta em Jones e recebeu o cartão amarelo.
Aos 19 minutos, Titi evitou o segundo gol do Vascão. Alecsandro e Éder Luis fizeram boa jogada na área do Bahia. O camisa 9 driblou Danny Morais, mas teve a bola tirada por Titi na hora do chute.
Dois minutos depois, aos 21, o atacante Cruz-Maltino teve mais uma ótima chance. Diego Souza limpou o marcador pela esquerda e cruzou na área. Alecsandro pulou para cabecear a bola, que foi que acertou a trave de Marcelo Lomba. Aos 23 minutos, Juninho deu carrinho em Jones e recebeu o cartão amarelo.
Aos 30 minutos, o Bahia tentou ensaiar uma pressão. Lulinha recebeu a bola dentro da área e chutou, Fernando Prass espalmou e o atacante baiano tentou novamente, mas mandou para fora.
E aos 31 minutos, Diego Souza aumentou a alegria vascaína com um golaço. A bola veio lançada do campo de defesa, o meia deu um passe de peito para Alecsandro, que devolveu de primeira. O camisa 10 dominou, driblou dois marcadores e tocou por cobertura na saída do goleiro do Bahia. Uma pintura! 2 a 0 para o Vascão!
Aos 34 e 36 minutos, duas boas chances do Cruz-Maltino salvas por Marcelo Lomba. Na primeira, Juninho chutou da intermediária e o camisa 1 do tricolor baiano espalmou para fora. Na segunda, Fellipe Bastos mandou uma bomba de dentro da área, e o Lomba voltou a fazer grande defesa. E foi o último lance de perigo do primeiro tempo. Aos 38, Jones ainda fez falta dura em Nilton e recebeu o cartão amarelo.
Veja as pinturas de Juninho e Diego Souza:
Vitória garantida e Vascão no topo da tabela
O Vasco voltou para o segundo tempo com os mesmos jogadores, enquanto o Bahia fez duas substituições: Magno no lugar de Diego e Junior no lugar de Lulinha. Mas, aos 3 minutos, a primeira chance foi do Cruz-Maltino. Sem encontrar ninguém para tocar, Juninho fez um lançamento do campo de defesa para Diego Souza, que ganhou do marcador na corrida, chutou bonito, mas acabou mandando a bola para fora.
Aos 8 minutos, uma substituição do Bahia quase surtiu efeito. Junior invadiu a área driblando e bateu com força, obrigando Prass a fazer uma bela defesa com os pés. No rebote, Gabriel finalizou de primeira, mas o camisa 1 da Colina fez outra grande defesa e agarrou a bola.
E aos 11 minutos, uma ótima notícia para a torcida vascaína e não foi um gol. O Mito voltou! Dedé entrou no jogo no lugar de Rodolfo.
Boa chance para o Bahia aos 13 minutos. Após cobrança de escanteio no segundo pau, Titi recebeu a bola sozinho, mas se atrapalhou na hora da finalização. Mas, quase caindo, ele se recuperou e deu um ótimo chute de perna esquerda, obrigando Fernando Prass a espalmar a bola. Um minuto depois, Fahel cabeceou com perigo e Prass mandou para escanteio
Aos 18 minutos Felipe fez tabela com Diego Souza e invadiu a área. O camisa 6 caiu após dividida com Fabinho. Ele pediu pênalti, mas o juiz não marcou. A partir desse lance, o tricolor baiano fez pressão para tentar diminuir a diferença no placar.
Com 19 minutos, Junior cabeceou e a bola passou muito perto do gol vascaíno. Logo depois, Carlos Alberto entrou no lugar de Diego Souza. E aos 24, o atacante Ciro entrou no lugar do volante Fahel, levando o Bahia para o ataque. O Vasco acabou se fechando e apostou nos contra-ataques.
O tricolor baiano teve duas chances com Gabriel aos 29 e aos 31, mas ele foi muito bem marcado por Allan. Aos 34 minutos, Thiago Feltri entrou no lugar de Felipe.
O Vascão marcou aos 37 minutos, mas não valeu! Carlos Alberto recebeu cruzamento na área e mandou a bola para o fundo das redes, mas o auxiliar marcou impedimento e invalidou o que seria o terceiro gol vascaíno.
Depois disso o Cruz-Maltino, líder do Brasileirão 2012, administrou o resultado. No último minuto, aos 49, Junior diminuiu para o Bahia após jogada disputada na área do Vasco, mas não foi o suficiente para tirar a liderança e os 100% de aproveitamento do Gigante da Colina!
Próximo jogo
O próximo compromisso do Cruz-Maltino é contra o Palmeiras, fora de casa, no próximo domingo (17), pela quinta rodada do Brasileirão 2012.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 1 X 2 VASCO
Local: Pituaçu, Salvador (BA)
Data/Hora: 10/06/2012 – 17h
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (Fifa-SC) e Nadine Schram Camara (SC)
Cartões amarelos: Titi, Jones, Fahel, Ciro (Bahia); Fellipe Bastos, Juninho (Vasco)
Gols: Juninho, 7’/1ºT (0-1); Diego Souza, 31’/1ºT (0-2); Junior, 49’/2ºT (1-2)
BAHIA:Marcelo Lomba; Fabinho, Danny Morais, Titi, Ávine; Fahel (Ciro), Diones, Diego (Magno), Gabriel; Lulinha (Junior) e Jones. Técnico: Falcão.
VASCO: Fernando Prass; Allan, Renato Silva, Rodolfo (Dedé) e Felipe (Thiago Feltri); Nilton, Fellipe Bastos, Juninho e Diego Souza (Carlos Alberto); Eder Luis e Alecsandro. Técnico: Cristovão Borges.