Futebol
Quinta-feira, 19/04/2018
VASCO X RIVER
Uma rivalidade antiga e que foi iniciada ainda na década de 30. Não tem nenhum outro clube da Argentina mais marcante para a história do Vasco da Gama que o River Plate. Muitos foram os confrontos memoráveis entre Cruzmaltinos e Los Millonarios. A disputa dentro de campo, porém, não impede a bola relação fora das quatro linhas. Na última quarta (18/04), o clube argentino abriu as portas do seu estádio, o Monumental de Nuñez, para que o Site Oficial relembrasse momentos marcantes da história cruzmaltina.
Em 1998, Vasco carimbou o passaporte para a decisão da Libertadores eliminando o River no Monumental de Nuñez- Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br
A história do confronto mostra que o Gigante da Colina foi superado em São Januário no primeiro encontro, ocorrido em fevereiro de 1935, mas possui um retrospecto para lá de favorável diante do tradicional clube argentino. Em 13 partidas, cinco vitórias, cinco empates e três derrotas. O River Plate é um adversário que traz recordações positivas para o Cruzmaltino. Na memória, porém, não apenas os números expressivos, mas partidas emblemáticas nas campanhas que levaram o Almirante ao topo da América.
Em 1948, no Chile, Vasco e River Plate brigaram ponto a ponto pelo título do Campeonato Sul-Americano de Clubes, o primeiro que reuniu os principais clube do continente. Após somar incríveis quatro vitórias e um empate nas cinco partidas iniciais do torneio, o clube de São Januário chegou à decisão precisando apenas de um empate para levantar o trófeu. O adversário? O River Plate! Apesar de contar com o craque Alfredo Di Stéfano, o time argentino não conseguiu vencer o “Expresso da Vitória”, um dos maiores esquadrões da história.
A história se repetiu no ano do centenário vascaíno, dessa vez na Taça Libertadores. Ao contrário de 1948, porém, o Gigante não teve o River Plate como adversário na finalissíma da competição em 1998, mas na semifinal. O confronto, porém, era considerado uma “decisão antecipada” por reunir os melhores elencos da América. Em São Januário, no primeiro jogo, vitória vascaína por 1 a 0. Na volta, em Buenos Aires, os argentinos abriram o placar, mas viram o Monumental de Núñez se calar na etapa final, após perfeita cobrança de falta de Juninho Pernambucano.
Jornal O Globo destaca goleada cruzmaltina no Monumental em 2000- Foto: Acervo O Globo
Jornal O Globo destaca goleada cruzmaltina no Monumental em 2000- Foto: Acervo O Globo
Vasco e River Plate duelaram também na temporada de 2000. Naquele ano, duas partidas, ambas válidas pela Copa Mercosul, torneio marcado pela “Virada do Século” aplicada pelo Gigante da Colina no Palmeiras na grande decisão. Assim como nas vitoriosas campanhas anteriores, o Cruzmaltino levou a melhor sobre os argentinos. Em Buenos Aires, no jogo de ida, goleada por 4 a 1. Na volta, em São Januário, novo resultado positivo, dessa vez pelo placar de 1 a 0.