Futmesa busca o tricampeonato mundial em São Paulo

quinta-feira, 06/10/2022

A nona edição do Campeonato Mundial de Futebol de Mesa acontece entre os dias 8 e 11 de outubro no clube croata Sociedade Amigos da Dalmácia, em São Paulo (SP). Além dos brasileiros, a competição terá atletas da Itália, Portugal, Espanha, Grécia, Hungria, Romênia, Chile e Japão.

Na modalidade 12 toques, o Vasco é o atual campeão com o título conquistado em 2018, no estádio dos Belenenses, em Lisboa, Portugal. No mesmo ano, o vascaíno Nando Ferreira conquistou também o título na categoria individual. Além desses, a equipe conquistou o seu primeiro Mundial em 2014, na cidade de Budapeste na Hungria.

Na disputa do Campeonato Interclubes, regra 12 toques, o Vasco disputa um triangular com o Palmeiras, campeão mundial em 2016 e sul-americano em 2019 e a equipe paulista do Círculo Militar, atual campeã nacional. O vencedor vai enfrentar a equipe húngara do Debrecen, atual campeã da Champions europeia de futebol de mesa.

Já no Individual, Nando Ferreira, atual campeão Mundial, e Felipinho, atual campeão sul-americano, representam o Brasil ao lado de outros seis atletas. Armando, do Flamengo, Thiago Lima, do São Paulo, Teruel, do Corinthians, Quinho, do XV de Socorro, e Jefferson e Diney, do Palmeiras.

O Vasco vai participar das competições individuais e por equipes em outras duas modalidades: Sectorball e Chapas. E busca seu primeiro título mundial em ambas.

A delegação vascaína na competição será formada por Abel, Felipinho, Fred, Igor, Lauro, Marcelo Lages, Marquinhos, Moraes, Nando, Pabinho, Paulão, Rhaniery, Renato Kort e Thiago Penna.

Vasco da Gama, o time que venceu o racismo