Gigante do Basquete vence Ginástico de virada e fica mais perto da liderança

sábado, 30/04/2016

Que virada! Em mais um confronto no Ginásio Olympico Club, em Belo Horizonte, o Vasco venceu o Ginástico pelo placar de 103 x 101, na prorrogação. De virada, após perder os três primeiros quartos, o Gigante do Basquete mostrou grande poder de superação e conseguiu o empate no tempo regulamentar. No quinto quarto, o ritmo intenso continuou e o clube de São Januário venceu o adversário de Minas Gerais com autoridade.
Agora o Vasco está a dois jogos de conseguir terminar a primeira fase na liderança da Liga Ouro, se garantindo na decisão do torneio nacional. A partida deste sábado (30/04) distanciou o Cruzmaltino do adversário mineiro na tabela, somando agora a sexta vitória do Almirante no campeonato, enquanto o rival manteve os quatro triunfos. O duelo deixou aberta a última vaga para a próxima fase, que ficará com Ginástico ou Sport, terceiro e quarto colocados respectivamente.
Com dois desfalques na equipe titular, o técnico Christiano Pereira lançou o quinteto formado por Damián Palacios, Collum, Gaúcho, Douglas Nunes e Jeff Agba desde o início. Hélio ficou de fora por ter feito falta desqualificante na vitória de quinta-feira e Drudi sentiu uma lesão, não podendo atuar. Luizinho, da equipe de Belo Horizonte, também esteve suspenso, pelo mesmo motivo de Hélio. 
O primeiro quarto foi de muita superioridade do time mandante. Sem conseguir encaixar a defesa, o clube de São Januário começou perdendo o por 32 a 18. No segundo período, os mineiros foram ainda melhores e aumentaram a vantagem sobre o Almirante para 22 pontos: 53 a 31. O ala Gaúcho foi o vascaíno mais efetivo em quadra, com 13 pontos no primeiro tempo. O terceiro quarto iniciou com Damián Palacios acertando três bolas de três e diminuindo a diferença para 13 pontos. Foi aí que a virada começou a ser construída, com o Vasco vencendo o período por 23 a 11, terminando em: Ginástico 64 x 54 Vasco.
No quarto final, o Gigante do Basquete mostrou toda sua força e jogou em um ritmo forte para obter o empate. Díficil de acreditar depois de um primeiro tempo ruim, a igualdade no placar foi consolidada com bela atuação do cestinha Damián e de Gaúcho. O ala do Rio Grande do Sul marcou 25 pontos e o argentino alcançou os 27. A cesta do empate foi marcada por Marcellus, em belo arremesso de três, no último segundo de partida. Na prorrogação, o americano Jeff Agba brilhou, marcando seis pontos e levando o Cruzmaltino a mais uma vitória na Liga Ouro: 103 a 101

Jogaram e pontuaram:
Damián Palacios – 27 pontos
Gaúcho – 25 pontos
Márcio – 17 pontos
Marcellus – 14 pontos
Jeff Agba – 11 pontos
Bruninho – 5 pontos
Ricardinho – 1 ponto
Douglas Nunes – 0 ponto
Érick – 0 ponto
Collum – 0 ponto