
Lembrar de histórias marcantes e grandes fatos sempre é agradável. E em um mesmo dia 16 de dezembro, só que há 12 anos, seria escrito um pouco mais da gloriosa história Vascaína no basquete.
Naquele ano de 2001, o Vasco, que já havia ganho o bicampeonato brasileiro de basquete por três jogos a zero sobre o Ribeirão Preto, disputava mais uma final. Dessa vez, o adversário era o Flamengo e o torneio era o estadual.
O adversário, comandado por Miguel Ângelo da Luz, contava com Ratto e ninguém menos que o maior jogador do basquetebol nacional: Oscar. Mas pelo lado Cruz-maltino, o técnico Hélio Rubens contava com feras como Helinho, Charles Byrd, Rogério e um menino que atendia pelo apelido de Nenê.
A partida decisiva aconteceu em uma manhã de domingo, no ginásio do Maracanãzinho, e era o quarto jogo de uma série de cinco partidas. O Vasco ganhou a primeira por 113 a 107, perdeu a segunda por 101 a 95 e voltou a ficar em vantagem com um 99 a 88 no terceiro duelo da decisão.
Após um primeiro tempo em que o Vasco da Gama alternou um bom primeiro quarto e foi dominado no segundo, o Flamengo foi para o vestiário com vantagem de dez pontos no marcador. Veio o segundo tempo e os atletas da Colina voltaram a acertar na mão e terminaram o terceiro quarto empatados em 69 a 69. No derradeiro período, o Vasco voltou com força máxima e abriu nove pontos de vantagem. A partir daí, foi só administrar e esperar o relógio correr para soltar o grito de bicampeão (novamente). Final: Vasco da Gama 93 x 83 Flamengo.
VASCO: Helinho (17), Charles Byrd (17), Rogério (26), Nenê (12) e Sandro Varejão (14). Entraram Manteiguinha, Mingão (3), Mike Higgins e Jamison (4) – Técnico: Hélio Rubens.
FLAMENGO: Ratto (25), Dedé (13), Oscar (16), Léo (14) e Janjão (7). Entraram Pedro (1), Ricardinho (4), Aylton e Olívia (3) – Técnico: Miguel Ângelo da Luz.
Matéria escrita pelo estagiário Pedro Henrique Díaz
Vasco da Gama, o time que venceu o racismo
OUTRAS NOTÍCIAS
Vasco anuncia parceria para retorno do Basquete dezembro 21, 2022 Posted in: Basquete, Clube, Destaque
Vasco perde para o Bauru Basket na estreia da 2ª etapa da LDB agosto 24, 2022 Posted in: Basquete, Destaque
Vasco festeja seus 124 anos com Sessão Solene do Conselho Deliberativo agosto 22, 2022 Posted in: Base, Basquete, Beach Soccer, Canoa Havaiana, Centro de Memoria, Clube, Conselho Deliberativo, Destaque, Diretoria, Esportes Aquáticos, Futebol, Futebol Americano Feminino, Futebol Americano Masculino, Futebol de Base, Futebol Feminino, Futsal, Marketing, Paralímpico, Remo, SAF, Vasco, Vasco Olímpico
Comentários