Nos braços da torcida, Vasco fatura Torneio Carioca de Basquete

quarta-feira, 23/07/2014

Capitão Ricardinho levantou a taça do Torneio Carioca – Foto: Rener Pinheiro – Vasco.com.br

Dois meses após anunciar o retorno de seu time adulto de Basquete, o Vasco da Gama voltou a ser campeão na modalidade. Com o apoio de seu torcedor, que lotou o Ginásio do Club Municipal, localizado na Tijuca, o cruz-maltino derrotou o Macaé por 83 a 51 e se sagrou campeão do Torneio Carioca. Na partida desta quarta-feira (23/07), o Gigante da Colina foi comandado pelo armador Marcellus, que anotou nada mais, nada menos que 22 pontos.

Após passar sufoco e vencer por apenas um ponto no primeiro quarto (14 a 13), o clube de São Januário deslanchou no período seguinte e foi para o intervalo ganhando pelo placar de 41 a 29. A parada obrigatória não fez o Vasco relaxar. Cientes da qualidade do adversário, os jogadores cruz-maltinos retornaram para quadra ainda mais ligados e não deram chance para o Macaé. Com uma atuação impecável dos pilares Diego, Bruninho e Ricardinho, o Gigante abriu mais 17 pontos e fechou o terceiro quarto com um placar de 64 a 37 a seu favor.

Armador Marcellus foi o cestinha vascaíno na decisão- Foto: Rener Pinheiro – Vasco.com.br

No derradeiro período, já sob os gritos de "É campeão", os comandados do treinador Christiano Pereira administraram o resultado e levaram os torcedores à loucura com jogadas de efeito. Antes mesmo do cronômetro apitar, o elenco macaense se dirigiu ao banco do almirante para parabenizar todos os integrantes pelo título. Após o término do jogo ser oficializado, os atletas não esconderam a emoção. Com um misto de sorrisos e lágrimas, os heróis se dirigiram aos torcedores para festejar o retorno ao topo de um dos clubes mais tradicionais do basquete brasileiro.

– Tive que conter as lágrimas ao entrar em quadra e ver o ginásio lotado. Me lembrei do passado, quando a gente fazia uma bela festa no Maracanãzinho e no Tijuca. Eu tenho 28 anos de Vasco e diversos títulos conquistados. Quando a gente acha que já viu tudo, surge um jogo com esse de hoje. Esse grupo foi escolhido a dedo. São grandes jogadores, grandes homens. Eles sempre tiveram identidade com o clube. Sabíamos que o Vasco tinha time para chegar ao triunfo. Foi o que aconteceu. Nosso objetivo é colocar o Vasco novamente no cenário do basquete nacional – disse o treinador Christiano Pereira.

Torcida vascaína lotou o Ginásio do Club Municipal- Foto: Rener Pinheiro – Vasco.com.br

Com uma vasta história no basquete cruz-maltino, Luiz Brasília, que hoje é auxiliar da equipe adulta, exaltou a festa realizada pela torcida no Municipal. Na opinião do também ex-jogador, os torcedores tiveram um papel fundamental na vitoriosa campanha do Vasco no Torneio Carioca. Vale lembrar que o Gigante de São Januário venceu as doze partidas que disputou na competição estadual.

– Hoje, ao entrar na quadra, lágrimas tomaram conta dos meus olhos. Eu vivi os grandes momentos dentro do Vasco nessa modalidade. Ver o Vasco decidir um título num ginásio lotado, com essa torcida, é super emocionante. Espero que o nosso futuro seja ainda mais promissor. Queremos dar mais alegrias para o torcedor vascaíno. Estávamos com saudade da torcida. Revê-los incentivando o Vasco foi muito gratificante – afirmou Brasília.

Elenco Campeão: Matheus Rios, Assis Santos, Renato Souza, Douglas Lorite, Marcelo Maia, Ricardo Augusto, Pietro Gentile, Marcellus Sarmento, Bernardo Gomes, Jones Mayrink, Diego Santana e Bruno Langsdorff.

Comissão Técnica: Christiano Pereira (treinador), Luiz Brasília (assistente), Thiago Cunha (supervisor), João Marcos (preparador físico), David Felipe (estatístico), Marcelo de Souza (fisioterapeuta), André Luiz (mordomo) e Tadeu Leonardo (roupeiro).

Elenco do Vasco campeão do Torneio Carioca de Basquete- Foto: Carlos Gregório Jr – Vasco.com.br