Palco de conquistas: Vasco tem boas recordações do Morumbi

terça-feira, 18/07/2017

Nas últimas cinco vezes que enfrentou o São Paulo em seu estádio pelo Brasileiro, Gigante da Colina obteve duas vitórias, dois empates e apenas um derrota


Vascaínos festejam bicampeonato brasileiro no Morumbi- Fábio Mathey/Estadão/16/12/1989

Não é dúvida para ninguém que o Estádio Morumbi, palco do 15º compromisso do Vasco da Gama na atual edição do Campeonato Brasileiro, traz boas recordações para o clube. Foi na casa do São Paulo que o Gigante da Colina conseguiu um dos seus títulos mais importantes. Em dezembro de 1989, com gol de Sorato, o Cruzmaltino derrotou o Tricolor por 1 a 0 e levantou a taça do mais importante torneio nacional pela segunda vez.

Outra conquista de grande magnitude da valorosa história vascaína no futebol também foi obtida pelo Almirante no Estádio Cícero Pompeu de Toledo. Na temporada de 1999, com a base do time campeão da Taça Libertadores no ano anterior, o Vasco venceu o Santos por 2 a 1 e subiu ao lugar mais alto do pódio no Torneio Rio-São Paulo. Os gols do tricampeonato foram marcados por Zé Maria e Juninho Pernambucano.


Eder Luis chuta para marcar o primeiro gol vascaíno em 2011- Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br

O retrospecto recente em partidas do Campeonato Brasileiro também é animador para o clube de São Januário. Nas últimas cinco vezes que enfrentou o São Paulo no Morumbi, o Vasco da Gama obteve duas vitórias, dois empates e apenas uma derrota. O primeiro desses confrontos aconteceu na edição de 2010 e, apesar da atuação superior dos donos da casa, terminou empatado em 0 a 0.
Em 2011, ano que terminou em segundo lugar e fez a melhor participação de sua história no Brasileirão de pontos corridos, o Gigante da Colina, na época comandado por Ricardo Gomes, não tomou conhecimento do São Paulo e venceu pelo placar de 2 a 0. Atual campeão da Copa do Brasil naquela oportunidade, o Cruzmaltino triunfou graças aos gols marcados por Eder Luis e Felipe. 


Fágner marcou no triunfo sobre o São Paulo por 1 a 0 em 2012- Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br

O Almirante voltou a obter um resultado positivo diante do Tricolor Paulista em seus domínios na temporada seguinte. Em 2012, quando terminou na quinta colocação, o Vasco da Gama também derrotou o adversário desta quarta-feira (19/07) no Estádio Cícero Pompeu de Toledo. Na ocasião, o time vascaíno superou o rival por 1 a 0 e o tento foi anotado pelo lateral-direito Fagner.
Cruzmaltinos e Tricolores voltaram a se enfrentar pelo Brasileiro no Morumbi em 2013 e, naquela ocasião, os donos da casa levaram a melhor, vencendo por 5 a 1, com direito a dois gols do atual jogador cruzmaltino Luis Fabiano. O último confronto recente na casa do São Paulo pelo mais importante torneio nacional ocorreu em 2015. Apesar de ter saído na frente, o Vasco sofreu um gol no final da partida e viu o jogo acabar empatado em 2 a 2.


Nenê e Gallo comemoram gol contra o São Paulo em 2015- Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Retrospecto recente do Vasco em jogos no Morumbi contra o São Paulo pelo Brasileiro:

25/08/2010- São Paulo 0 x 0 Vasco da Gama
31/07/2011- São Paulo 0 x 2 Vasco da Gama- Eder Luis e Felipe
18/07/2012- São Paulo 0 x 1 Vasco da Gama- Fágner
29/05/2013- São Paulo 5 x 1 Vasco da Gama- Dakson
18/10/2015- São Paulo 2 x 2 Vasco da Gama- Nenê e Rodrigo