Rayan – Mais jovem a atuar no Século XXI

quinta-feira, 19/01/2023

Uma das grandes promessas da #BaseForte do Gigante da Colina, o atacante Rayan se tornou o jogador mais jovem a entrar em campo profissionalmente pelo Vasco da Gama no Século XXI. Relacionado pela primeira vez para uma partida da equipe profissional, o jogador entrou em campo aos 27 minutos da segunda etapa do confronto diante do Audax Rio, pelo Campeonato Carioca de 2023.

Nascido em 3 de agosto de 2006, Rayan bateu uma marca de outros jovens Meninos da Colina que tiveram sucesso na equipe profissional, como Andrey Santos, Talles Magno e Paulinho. O atleta mais jovem a atuar profissionalmente pelo Vasco no Século XXI foi o volante Andrey Santos, que estreou em março de 2021, com 16 anos, 10 meses e 3 dias. Nascido em agosto de 2006, Rayan pôde fazer sua estreia diante do Audax Rio com 16 anos, 5 meses e 16 dias.

Rayan estreia pelo profissional do Vasco (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Bismarck é o detentor do recorde atleta mais jovem da história a entrar em campo pelo Vasco. Campeão Brasileiro pelo Vasco em 1989, ele estreou na equipe profissional em janeiro de 1986, num amistoso contra a Seleção de Rio das Flores. 

PAULINHO É O MAIS JOVEM A MARCAR

Terceiro mais jovem a atuar profissionalmente pelo Vasco no Século XXI, com 16 anos, 11 meses e 27 dias, o atacante Paulinho detém o recorde de jogador mais jovem a balançar as redes pelo Cruzmaltino no Século XXI.

Ele marcou dois gols do triunfo por 3 a 1 sobre o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro de 2017. O jogador ainda se tornou o primeiro atleta nascido no ano 2000 a balançar as redes na Série A. Na ocasião, ele tinha 17 anos e 8 dias.

 

Observação: Daniel Augusto Madalena, o Bahianinho, era considerado o jogador mais novo a ter atuado pela equipe principal do Vasco. Todavia, recentemente, houve uma revisão na sua data de nascimento, diante a descoberta de novas fontes. Anteriormente, acreditava-se que Bahianinho teria nascido em 17 de dezembro de 1911, mas a data correta é 22 de maio de 1906. O seu primeiro jogo na equipe principal foi em 24 de junho de 1926. Dessa forma, o ex-jogador estreou com 20 anos, 1 mês e 2 dias.

Os dados são fornecidos pelo Centro de Memória CRVG

Vasco da Gama, o time que venceu o racismo