Revelado no Vasco, Souza dá palestra para jovens da base

quinta-feira, 26/10/2023

Por: João Pedro Isidro, São Januário

Revelado no Vasco da Gama, o volante Souza concedeu uma palestra na manhã desta quinta-feira, em São Januário, para os atletas das categorias Sub-17 e Sub-20 do clube para falar sobre a sua trajetória no futebol. Atualmente no Beijing Gouan, da China, Souza chegou ao Vasco em 1998, com 9 anos, e ficou até 2010, quando foi vendido para o Porto. Ele também atuou por Grêmio, São  Paulo, Al-Ahli, da Arábia Saudita e pelo Fenerbahçe e Besiktas, da Turquia, além de representar a Seleção Brasileira.

Souza dá palestra para atletas da base (Foto: João Pedro Isidro/Vasco)

Souza falou sobre todas as dificuldades que enfrentou na carreira de jogador de futebol, desde o início da sua trajetória, até os dias atuais. O atleta, que já passou por muitas situações que os atuais atletas da base passam e vão passar, deu exemplos de acertos e erros que um atleta de futebol pode cometer na carreira. Uma conversa importante de um jogador que conquistou sucesso na carreira com futuros jogadores profissionais.

– Pra mim foi muito gratificante falar com os meninos porque eu já passei por essa fase. Já sei dos desafios que eles estão passando, das dúvidas e dos medos. Poder passar um pouco daquilo que vivi aqui dentro e tentar ajudá-los a chegar da melhor forma no profissional com a cabeça boa, com os pés no chão, pra mim é gratificante. Agradeço ao Carlos Brazil pelo convite e aos treinadores por disponibilizarem os atletas para que pudessem ouvir. Espero que eles possam ter assimilado algumas coisas que conversamos para a carreira deles e também para a vida – disse Souza.

Gerente de Futebol de Base e Transição, Carlos Brazil falou sobre a importância dessa troca dos atletas com um profissional que conquistou sucesso e que deve servir de exemplo como é o Souza.

– Uma palestra extremamente rica em conteúdo e que certamente contribuirá na formação e transição de todos esses meninos. Lição esportiva e de vida.
Posso dizer que o que vivemos aqui hoje foi simplesmente fantástico. As lições de vida do Souza ficarão pra sempre na mente de todos nós que tivemos o privilégio de estarmos presentes. Agradecer ao Souza, um vencedor na vida como homem e atleta, pelo tempo dedicado e disponibilizado para os atletas e comissões do Sub-17 e Sub-20 – disse.

Vasco da Gama, o time que venceu o racismo