Instagram Facebook Tiktok Youtube Twitter Flickr
Bandeiras

1974- Campeonato Brasileiro

A primeira conquista do título de Campeão Brasileiro do Vasco foi muito especial, sendo o primeiro clube do Rio de Janeiro a obter tal feito. O jovem Roberto Dinamite, apesar da pouca idade, era uma das referências da equipe. Bob ajudou o Clube a sagrar-se campeão em uma época em que o torneio reunia 40 clubes e a vitória valia apenas dois pontos. A trajetória vascaína para o título foi árdua, somando 28 jogos, 12 vitórias, 12 empates e 4 derrotas.

Na primeira fase da competição (Fase de Classificação), o Vasco se classificou entre os 12 primeiros do seu grupo. Na segunda fase (Fase Semifinal), o Gigante da Colina liderou o grupo que contava com equipes tradicionais como o Corinthians/SP, o Atlético/MG e o Vitória/BA, além do Operário/MS e Nacional-AM.

Na Fase Final, jogando todos contra todos, Vasco, Cruzeiro/MG, Internacional/RS e Santos/SP disputaram o título em um quadrangular. Na primeira partida, o Gigante da Colina sobrepujou o Santos de Pelé por 2 a 1, no Maracanã. No segundo jogo, contra o Cruzeiro/MG, o Vasco empatou em 1 a 1, com gol de Alfinete. No fim da partida, um dirigente cruzeirense invadiu o campo e agrediu o árbitro da partida. Esse fato, seria importante para o desfecho do campeonato.

Na terceira partida do triangular, contra o Internacional, do Rio Grande do Sul, o Gigante da Colina deixou escapar a chance de conquistar o título. Jogando para a sua imensa torcida no Maracanã, após abrir 2 a 0 no placar, a equipe vascaína cochilou e viu o adversário empatar o jogo.

O empate contra o Inter fez com que Vasco e Cruzeiro ficassem empatados com 4 pontos cada. De acordo com o regulamento, os clubes teriam que fazer um jogo extra, que seria na casa do adversário, que possuía melhor campanha. Mas, devido a confusão no final do jogo anterior entre os clubes, o time de Minas Gerais foi corretamente punido com a perda de mando de campo. A partida foi legalmente redefinida para o Maracanã.

No jogo decisivo, realizado no dia 01 de agosto de 1974, a equipe vascaína venceu os cruzeirenses por 2 a 1, com gols de Ademir e Jorginho Carvoeiro. Nelinho marcou para os mineiros. Após a partida, o Maracanã vibrava como nunca e a imensa torcida vascaína estava feliz em todo o Brasil. Roberto Dinamite, com apenas 20 anos, 3 meses e 19 dias, se tornou o jogador mais jovem a conquistar a artilharia isolada da competição, um recorde que perdura até os dias atuais.

Time da final: Andrada; Fidélis, Miguel, Moisés e Alfinete; Alcir, Zanatta e Ademir; Jorginho Carvoeiro, Roberto Dinamite e Luís Carlos. Técnico: Mário Travaglini

Time-base: Andrada, Fidélis (Paulo César), Miguel, Moisés (Joel, Marcelo) e Alfinete; Alcir, Zanata e Ademir (Peres, Fred, Amarildo); Jorginho Carvoeiro (Jaílson, Claudio), Roberto e Luiz Carlos. Técnico: Mário Travaglini


Compartilhe esta notícia
Cruz de Malta

Outras Notícias