Vasco bate o Criciúma em São Januário e aumenta vantagem na liderança

sábado, 30/07/2016

Pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, o Vasco venceu, por 2 a 1 (Éderson e Thalles; Giaretta descontou), o Criciúma, em São Januário. Com o resultado, o Gigante da Colina chegou aos 38 pontos, aumentando a vantagem para o vice-líder, que é o Ceará com 34 pontos. A vitória garantiu a liderança simbólica da equipe no 1º turno da competição. Na terça-feira (02/07), os vascaínos enfrentarão os cearenses, no Castelão. 

Éderson: Duas partidas e dois gols – Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

O JOGO

Apesar do domínio do Vasco no primeiro tempo, o Criciúma assustou em algumas oportunidades em lances rápidos de contra-ataque. Com um jogo bastante truncado, a primeira chance vascaína só surgiu aos 12 minutos. Andrezinho encontrou Julio César em profundidade pela esquerda. O lateral cruzou com perigo, e Diego Giarreta deu um carrinho que quase enganou o goleiro Luiz. O Tigre respondeu na sequência em cobrança de falta, Evis jogou na área e Giaretta cabeceou e, no rebote de Martín Silva, Roberto completou para o gol. A arbitragem assinalou o impedimendo no início da jogada.

Aparecendo bem na partida, Andrezinho aproveitou vacilo da zaga do Criciúma aos 22 minutos e arriscou um chutaço de fora da área. O goleiro Luiz foi obrigado a fazer grande defesa. Precisando do gol, o atacante Éderson começou a mostrar as suas credenciais aos 28 minutos. Em boa jogada pela esquerda, o atacante driblou dois jogadores e chutou bem de forma colocada. Luiz mais uma vez salvou o adversário.
Aos 36 minutos, Madson fez ótima jogada direita, driblando o adversário e cruzando para a área. A bola caiu nos pés de Éderson, que não perdoou e chutou para o fundo do gol. Vasco 1×0 Criciúma. O Tigre empatou no final da partida. Aos 43 minutos, Roberto conseguiu escapar pela direita, e tocou bem para Diego Giaretta só escorar para o gol. Vasco 1×1 Criciúma.
Seguro, Andrezino comandou o meio campo do Vasco – Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

No segundo tempo, o panorama da partida mudou. O Vasco sofreu com os ataques do Criciúma, mas foi mais eficiente nas finalizações. Antes dos 10 minutos, duas bolas na trave. Primeiro, Jorge Henrique em uma pancada de fora da área. E logo depois, o volante João Afonso arriscou, mas Martín Silva defendeu e a bola ainda explodiu no travessão. Aos 21 minutos, o Tigre voltou a assustar. Em cruzamento de Elvis, Giaretta raspou de cabeça e quase marcou.

O goleiro Martín Silva foi de extrema importância na partida. Na sequência, Gustavo foi lançado no ataque pelo adversário e dividiu com o goleiro, que conseguiu afastar, mas Juninho chutou e tentou aproveitar o fato do Vasco estar sem goleiro. O volante Diguinho, em cima da linha, aliviou a vida dos vascaínos.

Mesmo sem criar muitas chances, o Vasco aproveitou bobeira do adversário aos 27 minutos. Em cruzamento de Jorge Henrique na área, a zaga do Criciúma se embolou com o goleiro Luiz e, na sobra, Thalles estufou as redes, ampliando o placar: Vasco 2×1 Criciúma

Em pressão nos últimos minutos, o goleiro uruguaio mais uma vez apareceu para salvar o Vasco. Em cobrança de escanteio de Alex Maranhão, Raphael Silva testou e Martín Silva, em defesa fantástica, salvou o Gigante da Colina. No último lance, o atacante Juniior Dutra conseguiu boa arrancada e tocou para Thalles, que desperdiçou a oportunidade de fechar o placar. Apesar disso, o Gigante da Colina garantiu mais uma vitória no Campeonato Brasileiro da Série B. 

Thalles marcou o gol da vitória vascaína no segundo tempo – Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br
FICHA TÉCNICA – VASCO 2X1 CRICIÚMA
Competição: 18ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B
Local: São Januário, RJ
Data: 30 de julho de 2016
Horário: 21h (Horário de Brasília)
Público presente: 3949 / Pagantes:  3460
Renda: R$108.040,00
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Rogério Pablos Zanardo (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
Cartões amarelos: Diguinho, Henrique, Rodrigo e Rafael Marques (Vasco) / João Afonso e Elvis (Criciúma)
Gols: Éderson (36’/1º Tempo) e Thalles (27’/2º Tempo) – Vasco / Diego Giaretta (43’/1º Tempo)
VASCO: Martin Silva; Madson, Rafael Marques, Rodrigo e Júlio César (Henrique), Yago Pikachu (Junior Dutra), Diguinho e Andrezinho; Jorge Henrique, Éderson (Éder Luis) e Thalles. Técnico: Jorginho
Criciúma: Luiz; Ricardinho, Raphael Silva, Diego Giaretta e Marlon (Alex Maranhão); João Afonso (Gabriel Leite), Douglas Moreira, Juninho e Elvis (Jheimy); Roberto e Gustavo. Técnico: Roberto Cavalo