Vasco cede empate ao Corinthians, mas segue líder isolado do Brasileirão

domingo, 02/10/2011

Neste domingo (02), o Vasco da Gama recebeu o Corinthians em São Januário e, depois de ficar duas vezes na frente do placar, cedeu o empate. Com o resultado final de 2 a 2, os dois times somaram um ponto. Dessa forma, a equipe cruzmaltina segue na liderança isolada do Brasileirão 2011.

O jogo

A primeira jogada, mesmo sem tanto perigo, foi do Vasco. Aos 3 minutos, Juninho fez boa jogada com Eder Luis pela direita e cruzou para a área. A zaga corinthiana cortou e bola sobrou para Rômulo que finalizou, mas a bola passou longe do gol. Apenas quatro minutos depois, Juninho cruzou a bola novamente na área, dessa vez pela esquerda, e encontrou Elton que cabeceou, mas parou na defesa de Júlio César.

Aos 10 minutos o Corinthians teve a primeira chance. Paulinho cruzou para a área e Leandro Castán cabeceou a bola na trave, mas o auxiliar já havia marcado impedimento do zagueiro paulista.

Com a jogada aérea predominando no início da partida, o primeiro gol não poderia sair de outra forma. Aos 15 minutos, Dedé aproveitou cruzamento de escanteio cobrado pela direita, subiu mais que toda a zaga do Corinthians e cabeceou com classe, sem chances para o goleiro adversário: 1 a 0 para o Vasco!

O Corinthians chegou ao empate apenas 5 minutos depois. Danilo recebeu de Ralf na direita e puxou o contra-ataque. Na saída do Fernando Prass, o meia rolou para Alex que só teve que tocar a bola para o fundo das redes.

Depois do empate, as equipes começaram a pecar nas finalizações. As jogadas saíram, mas faltava o último toque para movimentar o placar. Uma nova chance aconteceu novamente apenas aos 38 minutos, e foi do Corinthians. Alex cobrou escanteio pela esquerda, o atacante Willian desviou na primeira trave e Paulinho aparece livre para completar para o gol, mas cabeceou para fora.

A chance desperdiçada custou caro para a equipe paulista. Aos 46 minutos do primeiro tempo o Vasco puxou um rápido contra-ataque. Eder Luis deixou Fagner na cara do gol, e o lateral deu um belo toque por cima de Júlio Cesar, deixando o Vasco novamente na frente, pouco antes da saída para o intervalo.

Apenas o time cruzmaltino voltou com mudança para o segundo tempo: Alecsandro entrou no lugar de Elton. E antes de ocorrer algum lance de perigo, Juninho caiu no gramado aos 7 minutos e teve que ser substituído. Allan entrou em seu lugar.
A primeira chance do segundo tempo foi do Vasco. Aos 13 minutos, o camisa 10 Diego Souza recebeu a bola na esquerda, driblou o lateral Alessandro e chutou forte, obrigando o goleiro corinthiano a espalmar a bola. E Dedé quase marcou seu segundo gol dois minutos depois. Após cruzamento de Eder Luis, o zagueiro cabeceou a bola com muito perigo, passando rente à trave.

A equipe paulista levou perigo pela primeira vez na segunda etapa aos 18 minutos. Alex chutou bola rasteira de longe e obrigou Fernando Prass a fazer a defesa em dois tempos. E o Corinthians chegou novamente ao empate aos 21 minutos. No contra-ataque, a bola chegou nos pés do atacante Willian, que cruzou para Danilo cabecear no canto, sem chances para o goleiro vascaíno.

Aos 30 minutos, Alecsandro conseguiu marcar o gol de carrinho, mas o auxiliar assinalou impedimento e anulou o gol. E menos de um minuto depois, Fernando Prass salvou o Vasco do que seria a virada. Em um lance muito parecido com o do gol, Danilo subiu mais que todos na área e cabeceou com força, mas o camisa 1 do Vasco voou para fazer uma linda defesa e evitar o terceiro gol corinthiano.

Logo depois, Cristóvão Borges fez a última alteração: tirou Eder Luis e mandou Bernardo para o jogo. Em resposta, o técnico Tite tirou o atacante Jorge Henrique e colocou o meio-campo Edenílson na partida.

Depois disso, houve apenas um lance de perigo antes do apito final, e foi do Corinthians. Aos 38 minutos, Willian roubou a bola de Marcio Careca na ponta direita, invadiu a área e finalizou na rede pelo lado de fora. Até o final da partida, as equipes continuaram tentando tirar a igualdade do placar, mas sem sucesso nas finalizações, e o jogo acabou terminando 2 a 2.

Próximo jogo

O próximo duelo do Vasco acontece no domingo (09). Os cruzmaltinos vão até Porto Alegre para enfrentar o Internacional, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.