natação paralímpica lidia cruz

Vasco conquista sessenta e seis medalhas na Natação Paralímpica

segunda-feira, 18/10/2021

Por: Yana Gomes, sob supervisão de Raiana Monteiro

No último sábado (16/10), a equipe de natação paralímpica do Vasco da Gama participou do Meeting Loterias Caixa, no Centro de Educação Física da Marinha – CEFAN. Competição oficial do Comitê Paralímpico Brasileiro que reuniu cerca de 90 atletas paralímpicos do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Foram 27 atletas representando o Gigante da Colina, conquistando 66 medalhas no total, sendo 44 de ouro, 20 de prata e 4 de bronze. Dentre eles, 19 alcançaram o índice mínimo estabelecido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e defenderão o Vasco no próximo Campeonato Brasileiro de Clubes.

Lídia Cruz foi o destaque da competição. A atleta ganhou 3 ouros e estabeleceu 3 recordes brasileiros nas provas de 50m livre, 100m livre e 200m livre na classe S4 para deficientes físicos.

Lídia Cruz ganhou três ouros e bateu três recordes (Foto: Diego Delgado)

A coordenadora técnica de esportes paralímpicos, Livia Prates, comenta sobre a participação dos atletas na competição.

“Esse Meeting é a primeira competição do novo planejamento que é de um ciclo mais curto que estamos planejando para a França em 2024 e já começamos com excelentes marcas.”

Ela destaca também a importância desse resultado para os atletas.

“Esse resultado de 66 medalhas só mostra que estamos mesmo no caminho certo. Acredito que nesse ciclo mais curto, vamos conseguir fazer com que o Vasco faça uma entrega bem maior nos Jogos Paralímpicos da França do que fizemos em Tóquio e com resultados muito mais expressivos”, finaliza Lívia.

Vasco da Gama, o time que venceu o racismo