Vasco da Gama e Polícia Civil firmam parceria pela segurança das torcedoras em São Januário

sexta-feira, 10/03/2023

​O Vasco da Gama e a Polícia Civil fecharam uma parceria para garantir maior segurança para as torcedoras que frequentam o Estádio São Januário. Por meio do projeto Nós por Elas, ​as vascaínas vão participar ativamente da proposição de ações de segurança, a partir de suas experiências pessoais. E o Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM) contará sempre com policiais mulheres nos dias de jogos, para registrar as ocorrências de crimes relacionados a gênero.

​A parceria foi anunciada nesta quarta-feira (09/03), ​na semana do Dia Internacional da Mulher, durante uma transmissão na VascoTV.

– Essa é uma data para refletir, para pensar nos espaços que já conquistamos e nos que ainda precisamos conquistar. E o futebol é um deles. O estádio precisa ser um ambiente em que a mulher se sinta à vontade, sem medo de sofrer assédio ou violência – destaca a diretora do DGPAM, delegada Gabriela Von Beauvais. ​

Parceria foi lançada durante o pré-jogo da VascoTV

O primeiro jogo com atendimento especializado será a partida entre Vasco e ABC, pela Copa do Brasil, na próxima quinta-feira (16/03).​ Além da confecção do registro, as agentes também farão o acolhimento das vítimas e orientarão a respeito dos diretos das torcedoras, em um ambiente seguro, evitando a revitimização.

– Diversos departamentos do Vasco da Gama criaram o projeto, com a missão de ouvirmos as demandas sobre segurança das torcedoras, protagonistas nessa ação. O Departamento Jurídico e de Compliance, responsável pela Ouvidoria, receberá os relatos e proporá, em parceria com a Segurança e Operação de Jogos, medidas para aprimorar a segurança das torcedoras em dias de jogos, além implementar ações educativas sobre direitos, fomentando, ainda mais, a presença feminina em nosso Caldeirão – comenta a coordenadora de compliance do Vasco da Gama, Clarissa Arteiro. ​

As torcedoras poderão enviar suas sugestões e relatos sobre seguranças em jogos na Ouvidoria, preferencialmente até o dia 12 de março, no campo Nós Por Elas: https://vasco.com.br/ouvidoria/.

Vasco da Gama, o time que venceu o racismo