Vasco distribui às bibliotecas comunitárias 4 mil livros doados pela torcida em campanha social

segunda-feira, 21/06/2021

Por: Assessoria de imprensa, São Januário

No último sábado (19/06), o Club de Regatas Vasco da Gama esteve na Barreira do Vasco e na Cidade de Deus realizando a entrega dos donativos arrecadados na Campanha do Livro, promovida pelo Clube, em abril deste ano.

Ao todo, foram arrecadados cerca de 4 mil exemplares, como enciclopédias, livros didáticos, material acadêmico, de conhecimentos técnicos e profissionalizantes, ensino de idiomas, literatura infanto-juvenil, HQ’s, cultura brasileira, biografias e ficção em geral.

O Real Gabinete Português de Leitura, tradicional biblioteca e instituição cultural lusófona, realizou uma generosa doação de obras literárias e contribuiu com o sucesso da atividade.

Além do Colégio Vasco da Gama, as bibliotecas comunitárias contempladas foram as seguintes:

  • Instituto Emarca de Pesquisa e Educação Profissional, da Barreira do Vasco. Espaço que atua na defesa e promoção do desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes da comunidade;
  • Biblioteca Galpão Favela: iniciativa que visa atender milhares de pessoas na Cidade de Deus e região. Além de biblioteca, o espaço conta também com um pré-vestibular comunitário;
  • URS Haroldo Costa, na Taquara. Abrigo público que atende cerca de 200 adultos e idosos, promovendo assistência e reinserção social.

Vasco entrega livros para bibliotecas comunitárias (Foto: Divulgação/Vasco)

Vice-Presidente de História e Responsabilidade Social, Horácio Júnior colocou o livro como parte transformadora do cidadão.

– Monteiro Lobato dizia que um país se faz com pessoas e livros, essa é a importância da leitura. Ela permite a ampliação dos horizontes, dão asas para a nossa mente e são capazes de nos tirar da caverna platônica. Estou feliz demais do resultado. Quero agradecer a todos os doadores dessa campanha e, se um desses livros transformar a vida de uma pessoa pelo menos, já valeu a pena. Os livros têm esse poder de afetar a nossa vida de forma definitiva e nos levar para um lugar melhor. – disse o VP.

A campanha teve êxito devido ao suporte e apoio incondicional dos lojistas e funcionários das Lojas Gigante da Colina, além do genuíno engajamento da torcida que, movida pelo espírito de solidariedade e ciente do poder do conhecimento como transformador social, honrou mais uma vez o DNA social do Clube.

Vasco da Gama, o time que venceu o racismo