Vasco e Fortaleza se unem contra o racismo no Collab Brasileirão 2023

sábado, 27/05/2023

Clubes promovem ação de conscientização nas redes sociais e camisas dos capitães são doadas para leilão social, no site da Play For a Cause

A partida deste sábado (27/05) entre Vasco e Fortaleza, pela oitava rodada do Brasileirão, está sendo marcada por mais uma iniciativa do projeto #CollabBrasileirão2023. As duas equipes se uniram para realizar, na Arena Castelão, a ação antirracista #JuntosDerrotaremosORacismo. A série de ativações foi iniciada no âmbito digital, com a divulgação da peça de escalação oficial nas redes sociais sem a presença dos atletas pretos de ambos os times, alertando para a ausência de pessoas pretas em várias áreas da sociedade.

Dando sequência a ação, antes do apito inicial da partida, os capitães Léo, do Vasco, e Tinga, do Fortaleza, trocarão flâmulas personalizadas com a mensagem da ação. No final da partida, em demonstração de apoio à causa, os atletas Jair, do Gigante da Colina, e Titi, do Tricolor do Pici, se juntarão aos capitães e doarão suas camisas para um leilão social, no site da Play For a Cause.

Foto: Daniel Ramalho/Vasco.com.br

Os itens do Vasco da Gama apresentam um patch personalizado, referente ao manifesto Respeito, Igualdade e Inclusão, divulgado pelo Gigante no início do ano. A ação fica no ar até o dia 06/07, com lances iniciais de R$900. O valor líquido angariado será destinado para o Observatório de Discriminação Racial no Futebol, que utiliza a força do esporte mais popular do Brasil, para debater, alertar e conscientizar sobre a urgência de combater a discriminação racial no futebol brasileiro.

Juntos Derrotaremos o Racismo

No mercado de trabalho, nas salas de universidades, nos cargos de gerência, na política em um país de maioria preta, não é comum vermos pretos nessas áreas. Isso é reflexo de um racismo que vai muito além do insulto e da injúria.

É para derrotá-lo que levantamos essa bandeira. Por respeito, igualdade e inclusão para que os negros ocupem todos os espaços, não apenas em um campo de futebol, mas em toda sociedade.

Projeto Collab Brasileirão 2023

Trata-se de um projeto idealizado pelo Departamento de Comunicação do Gigante da Colina com o objetivo de realizar interação com as equipes participantes do Brasileirão 2023, contribuindo assim para a promoção da partida no ambiente digital.

Além do Fortaleza, o Vasco já realizou colaborações com o Atlético Mineiro, Bahia, Coritiba e Santos, promovendo conteúdos de interação entre os jogadores e artistas, além de quiz sobre aspectos históricos e engajamento em causas sociais.

Vasco da Gama, o time que venceu o racismo