Vasco estreia em casa no NBB contra o Campo Mourão nesta quinta-feira

quinta-feira, 17/11/2016

Gaúcho tenta arremesso na final da Liga Ouro – Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Após dois jogos fora de casa, o Vasco faz sua estreia no Ginásio Vasco da Gama nesta quinta-feira (17/11), às 19h30. Para participar do primeiro duelo do Almirante em solo carioca, um adversário conhecido na história recente do basquete cruzmaltino. O Campo Mourão, rival do Gigante na final da Liga Ouro da última temporada, será o oponente do clube de São Januário neste confronto válido pela terceira rodada da principal competição do país. 

No torneio classificatório para o NBB, foram nove encontros entre as equipes. Nos dois iniciais, no Paraná, o Campo Mourão saiu vitorioso. Nas partidas de volta, na Colina Histórica, um triunfo para cada lado. Na decisão da competição, três vitórias vascaínas contra duas, culminando com o título do Gigante do Basquete. Além do troféu, o Vasco ganhou a vaga no NBB 9, que também recebeu o vice campeão da Liga Ouro após a confirmação de que o São José não participaria do campeonato.
Portanto, este será o décimo jogo entre os times em 2016. Apesar de ter levado a melhor na final, o Campo Mourão é superior no confronto direto, com cinco vitórias contra quatro. Esta vantagem pretende ser quebrada pelo técnico Christiano Pereira na noite desta quinta-feira. Principal jogador vascaíno neste começo de temporada, sendo o cestinha do Almirante até o momento, o norte-americano David Jackson não entrou em quadra nos dois primeiros jogos do NBB devido a uma lesão no tornozelo esquerdo e permanece como dúvida para a partida.

Único titular na Liga Ouro e no NBB, Hélio dribla Marcelinho em partida do Campeonato Carioca – Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br
Se não estiver à disposição, o comandante do Vasco deve escalar o experiente Márcio, assim como fez contra o Minas e o Brasília, formando o quinteto titular com: Nezinho, Hélio, Márcio, Fiorotto e Murilo. O time paranaense só disputou uma partida até o momento e foi derrotado em casa para a Liga Sorocabana por 78 a 73. Os norte-americanos Isaac Thorton e Jordan Montgomery, principais contratações de Campo Mourão para esta temporada, ainda não foram regularizados e não podem estrear. Entretanto, um reforço conhecido dos vascaínos estará em quadra. O pivô Douglas Nunes, campeão da Liga Ouro pelo Vasco, agora defende o time adversário.
O facebook da Liga Nacional de Basquete fará a transmissão ao vivo do reencontro dos finalistas da Liga Ouro. A entrada para o torcedor vascaíno acompanhar o duelo no Ginásio Vasco da Gama será liberada pelo Portão 4 do Complexo Esportivo de São Januário.