Vasco estreia no NBB 9 contra o Minas e principal torneio do país terá novidades

quinta-feira, 03/11/2016

O Vasco está de volta à elite do basquete. Bicampeão nacional, nos anos 2000 e 2001, o Cruzmaltino conquistou o direito de disputar o NBB 9, principal competição do país, após vencer a Liga Ouro na última temporada. O retorno do Gigante ao cenário nacional do basquete é fruto de um trabalho que teve início com a reconstrução do Ginásio Vasco da Gama, palco dos jogos da equipe vascaína na Liga Ouro, no Campeonato Carioca e agora no NBB. A estreia do Almirante no torneio ocorre no dia 10 de novembro, às 19 horas, contra o Minas. Os dois primeiros confrontos do Vasco no campeonato serão fora de casa, iniciando a participação contra o time mineiro na Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, e, no dia 12 de novembro, às 14 horas, o adversário será o Brasília, no Ginásio da Asceb, na capital do país. A estreia do Cruzmaltino em casa será na terceira rodada, contra o Campo Mourão, no dia 17 de novembro, às 19h30.

Fiorotto será uma das armas do Vasco no NBB 9 – Foto: Paulo Fernandes/Vasco

O NBB 9 conta com a participação de 15 clubes. Todos se enfrentam em turno e returno, se classificando para os playoffs os 12 primeiros na tabela. Entretanto, os quatro melhores se credenciam automaticamente para as quartas de final do torneio, enquanto os clubes que terminaram entre a quinta e a décima segunda posição precisam disputar as oitavas de final para decidir quem enfrenta os quatro melhores na fase seguinte. Todas as disputas serão no formato melhor de cinco. Esta será a primeira temporada que os dois últimos colocados serão rebaixados para a Liga Ouro. Mesmo com a queda de duas equipes, o campeonato de acesso continuará com o benefício de disputar o NBB da temporada seguinte concedido apenas para o campeão. No NBB 9, o Campo Mourão, vice-campeão da última Liga Ouro, foi convidado a participar após a saída do São José (SP), que não disputou o Campeonato Paulista e perdeu a vaga.
O torcedor vascaíno vai ter a oportunidade de acompanhar o Gigante do Basquete em duas emissoras. O Sportv fará as transmissões pela TV fechada e a Band exibe o campeonato pela TV aberta. Além disto, a Liga Nacional também fará transmissões ao vivo, via facebook oficial. A nova parceria com a Band e todas as novidades do campeonato foram anunciadas no evento de abertura do NBB 9, realizado no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, na última terça-feira (01/11), contando com a presença do técnico Christiano Pereira e do armador Nezinho.
Seguindo o padrão das últimas temporadas, o jogo 1 do NBB 9 será entre os dois finalistas da edição anterior. Bauru e Flamengo se enfrentam no próximo sábado (05/11), às 14 horas, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru, na partida de abertura da competição. 

Confira a tabela do NBB 9:

Primeiro Turno

Segundo Turno

Vasco da Gama, o time que venceu o racismo