Vasco foi o primeiro campeão Carioca no Maracanã há 61 anos

sábado, 28/01/2012

Vasco e América se enfrentaram há 61 anos, pela última rodada do estadual, para decidir qual seria o primeiro campeão Carioca no Maracanã, que foi construído para a Copa do Mundo de 1950. A competição começou após o fim do Mundial e suas partidas finais ocorreram apenas em 1951.

Cerca de 120 mil pessoas compareceram ao Maior do Mundo naquele domingo. A torcida vascaína ficou concentrada do lado direito das cabines de imprensa, como ainda faz por causa dessa conquista. O Expresso da Vitória, atual campeão invicto, era o franco favorito pela campanha irretocável e por ter sido a base da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1950.

O Gigante da Colina entrou em campo com Barbosa; Augusto e Laerte; Eli, Danilo e Jorge; Alfredo, Ademir Menezes, Ipojucan, Maneca e Dejair. Logo aos quatro minutos de jogo, Ademir Menezes, o Queixada, abriu o placar em favor do Vascão, mas no final da primeira etapa, Maneco empatou a decisão para o América.

O gol do título veio aos 29 minutos com Ademir Menezes após passe espetacular de Ipojucan, deixando o Queixada na cara do goleiro para fazer 2 a 1. Ao final da partida, os jogadores do Expresso da Vitória deram a volta Olímpica no Maracanã, primeira de um clube brasileiro. A torcida cruzmaltina, por sua vez, explodiu de felicidade, cantando efusivamente uma música para Ademir, herói vascaíno na decisão:

Oi zum-zum-zum zum-zum zum-zum
Vasco dois a um
Ademir pegou a bola
e desapareceu
foi mais um campeonato
que o Vasco venceu