Vasco inicia obras de novo Museu, de ampliação do Colégio e lança projeto cultural

sexta-feira, 18/06/2021

Por: João Pedro Isidro, São Januário

Em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura (IDEC), através da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e patrocínio da TIM, o Club de Regatas Vasco da Gama lançou seus primeiros projetos culturais incentivados, em cerimônia realizada em São Januário, na manhã desta sexta-feira (18/06).

O evento contou com a presença do  Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, embaixador Luís Gaspar, os presidentes dos poderes do Vasco da Gama, os vice-presidentes da Diretoria Administrativa, a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, o chefe de gabinete do Governador, Vinícius Sarciá, o deputado federal Áureo Ribeiro, além de representantes do IDEC e demais convidados.

Antigo Salão de Troféus dará lugar ao novo Museu (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

O patrocínio contemplará três projetos culturais, liderados pela Vice-Presidência de Responsabilidade Social e História do Cruzmaltino. São eles:

“Gigante Memória – Espaço Experiência” 

Museu e espaço expositivo multimídia e interativo, em área ampliada onde originalmente situava-se o Salão de Troféus, em São Januário, com diversos ambientes que expõem a mais linda história do futebol e a centenária trajetória do Vasco da Gama e suas modalidades esportivas. Além disso, o acervo do Vasco da Gama, um dos maiores do futebol brasileiro, será levado a 5 cidades no interior do estado através de uma exposição itinerante em parceria com o Governo do Estado.

“Ciclo de Oficinas Culturais – Vasco da Gama”

Desenvolvimento de novos espaços adicionais ao Colégio Vasco da Gama, inclusive com a criação de um anfiteatro cultural, para que sejam ministradas aulas de dança, música e demais atividades do ciclo de oficinas previsto. As atividades culturais também serão disponibilizadas para crianças e jovens do bairro Vasco da Gama e comunidades do entorno de São Januário (Barreira do Vasco, Tuiuti e Arará).

“A Força do Gigante”

Produção de vídeo documental contando trechos da história de conquistas e protagonismos do Gigante da Colina no cenário do futebol mundial, destacando o papel central do Vasco da Gama na história da luta contra os preconceitos e pela inclusão social.

Convidados conheceram a exposição “CR Vasco da Gama – Traço de união Brasil-Portugal” (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Presidente do Vasco da Gama, Jorge Salgado falou sobre a importância destes projetos para o Clube.

– Esse projeto tem uma grande importância para o Vasco. Recebemos a visita da secretária de Cultura do Estado, o deputado Áureo e demais autoridades para dar início às obras. Serão projetos de 4,5 milhões para a expansão do nosso colégio, implantação de nosso novo museu para valorizar nossa história e projetos culturais. Hoje é um dia muito feliz, estamos avançando os nossos programas, realizando aquilo que a gente pautou. A satisfação é enorme de ver uma nova de geração de jovens que serão formados no Vasco com esporte e cultura. É importante ressaltar isso, formamos atletas dentro dos campos e cidadãos dentro da sala de aula e conectado com as nossas comunidades vizinhas, já que esse projeto vai abraçá-los. Esse é o DNA do Vasco.

A secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros ressaltou a importância de projetos culturais patrocinados pelo Estado e seu impacto direto nas pessoas beneficiadas pelas oficinas que serão oferecidas pelo Vasco da Gama.

– Nós estamos muito felizes com essa parceria que está sendo feita com o Vasco, que é um Clube muito importante para o Estado do Rio de Janeiro, não só por conta da sua história, não só por sua atuação no campo esportivo, mas também um Clube que tem envolvimento com a comunidade e que desde a sua origem, luta pela inclusão, luta pela igualdade. É uma grande honra para o Estado do Rio de Janeiro estar patrocinando, através da Lei do ICMS, projetos que dialogam com esta visibilidade da memória, mas desta vez de forma mais tecnológica, mais interativa, bem como um projeto ligado à música, a cultura e o empoderamento das mulheres. Temos projetos audiovisuais, projeto de oficinas e também de museologia, ligados com a interatividade tecnológica.

Representando o governador Claudio Castro, o chefe de Gabinete Vinícius Sarciá afirmou que a parceria com o Gigante da Colina é crucial para ajudar a população local.

– Projetos como esse são fundamentais, estamos juntando cultura com o esporte. E a parceria com um Vasco é fundamental porque o Clube tem o respeito das comunidades do entorno, o que faz com que gere até um interesse maior das crianças. Hoje eu vim com a secretária Danielle, que faz um trabalho fantástico e os maior beneficiado por este projeto será a população da região.

Cônsul-Geral de Portugal no RJ, Luís Gaspar, chefe de gabinete do governador, Vinícius Sarciá, secretária de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, deputado federal Áureo Ribeiro, Presidente do Vasco da Gama, Jorge Salgado, 1º Vice-Presidente Geral Carlos Roberto Osório e alunos do Colégio Vasco da Gama (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

O Vasco da Gama pretende concluir as obras e dar início a todas as atividades previstas no projeto ainda no segundo semestre desse ano de 2021.

Vasco da Gama, o time que venceu o racismo