Vasco inicia testes para reconhecimento facial na partida contra o Coritiba

segunda-feira, 18/09/2023

Este será um evento teste começando com parte das gratuidades

O Vasco da Gama informa que acontecerá na próxima quinta-feira (21/09), na partida contra o Coritiba, um evento teste para a implementação do reconhecimento facial nas catracas de acesso em São Januário. A medida está prevista no TAC celebrado com as autoridades públicas, oficializando o estádio como pioneiro no Rio de Janeiro no uso dessa tecnologia.

Idosos, pessoas com deficiência e crianças de até 12 anos serão os primeiros a participar da implementação do reconhecimento facial. Os procedimentos para retirada das gratuidades e acesso ao estádio serão os habitualmente adotados, com a inclusão da etapa de cadastramento facial. As gratuidades são destinadas às arquibancadas do estádio.

Retirada as gratuidades: As gratuidades poderão ser retiradas a partir desta terça-feira (19), das 10 até 17 horas, exclusivamente na Bilheteria 21 de São Januário. Nos dias de jogos, caso ainda haja disponibilidade, a retirada poderá ser feita apenas na Bilheteria 21. Os torcedores devem apresentar o documento de identidade com foto e a comprovação do direito à gratuidade, conforme descrito no Informativo do Jogo. O Vasco, após confirmar o direito à gratuidade, realizará o cadastramento facial, que consiste em uma foto do rosto do torcedor.

Foto: Leandro Amorim/Vasco.com.br

Acesso ao estádio: No dia do jogo, a entrada dos torcedores com direito à gratuidade, cadastrados e não cadastrados, será mantida pelo Portão 8. Os torcedores não cadastrados deverão seguir o procedimento habitual, apresentando o ingresso físico e documento de identidade. Já os torcedores cadastrados devem apenas indicar, no bolsão de acesso, que realizaram o cadastramento e se dirigir às catracas para a identificação facial.

A tecnologia de reconhecimento facial só poderá ser feita de forma única e exclusiva pela pessoa portadora da gratuidade, que é pessoal, intrasferível e não dá direito a acompanhante, exceto em casos de PCD (com laudo que indique a necessidade de acompanhante ou quando houver previsão legal).

Caso o portador da gratuidade não seja o mesmo que realizou o cadastro facial, o acesso será negado, além de o Vasco recolher o bilhete e bloquear o CPF do titular da gratuidade, em razão da tentativa de fraude.

O Vasco recomenda que os torcedores acessem o estádio com antecedência.

Quem realizará o cadastro para reconhecimento facial?

Nesta primeira etapa, torcedores com direito à gratuidade, que forem selecionados pelo Vasco. Nas demais partidas, o Vasco ampliará o cadastramento, progressivamente.

Caso eu não faça o cadastramento, o que preciso levar para acessar o estádio?

Apresentar a gratuidade, que deve ser retirada na Bilheteria 21 de São Januário, conforme informações divulgadas pelo Vasco, e o documento de identidade com foto.

Caso eu faça o cadastramento, como acessarei o estádio?

As pessoas que realizarem o cadastramento facial não receberão ingresso físico, sendo enviada a confirmação de reserva da gratuidade para o e-mail indicado pela pessoa no ato do cadastro. No dia do jogo, os torcedores cadastrados devem se dirigir ao Portão 8, onde serão encaminhados para as catracas de acesso e realização do reconhecimento facial.

Vasco da Gama, o time que venceu o racismo