Vasco terá ação especial do Dia da Mulher na camisa do jogo diante do Água Santa

quinta-feira, 07/03/2024

Em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, comemorado no dia 08 de março, o Vasco vai a campo com uma homenagem estampada em sua camisa do jogo diante do Água Santa. As peças utilizadas pelos 11 jogadores titulares que iniciarão a partida vão para leilão via Play For a Cause, seguindo o modelo que já foi realizado nas últimas partidas.

A logo estampada nas costas da camisa ll do Gigante da Colina, abaixo do nome dos jogadores, pertence à instituição Empodera. Fundada em janeiro de 2017, a Empodera – Transformação Social pelo Esporte é uma associação civil sem fins lucrativos com base no Rio de Janeiro e atuação nacional.

Pelo viés educacional do esporte, são realizadas ações para promover o empoderamento de meninas adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social, a redução dos estereótipos nocivos e da violência baseados no gênero em prol de uma sociedade mais justa e equânime.

Camisas de Vasco x Água Santa terão ação em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Foto: Leandro Amorim/Vasco Da Gama

Algumas frentes de atuação da Empodera são:
– Suporte técnico para outras organizações na criação de espaços seguros e inclusivos para meninas no esporte;
– Desenvolvimento e adaptação de metodologias esportivas para o empoderamento de meninas e jovens mulheres;
– Implementação direta de programas, projetos esportivos e oficinas de Storytelling para o empoderamento de meninas adolescentes;

A Empodera leva a prática de esportes à grupos minoritários, especialmente meninas adolescentes em situações de vulnerabilidade social, promovendo a democratização dessas atividades e impactando positivamente a vida das adolescentes e suas comunidades, bem como na mudança do cenário social.

Os programas e projetos são:

– “Uma Vitória Leva à Outra”: programa conjunto entre ONU Mulheres Brasil e o Comitê Olímpico Internacional em parceria com a ONG Women Win e a Empodera. O programa UVLO tem por objetivos a redução de estereótipos nocivos de gênero e o desenvolvimento de habilidades para vida em meninas com idade entre 12 e 18 anos e discussão de temas relacionados à autoestima e liderança, direitos sexuais e reprodutivos, enfrentamento à violência contra as mulheres e educação financeira.Saiba mais em: http://www.umavitorialevaaoutra.org.br/

– “Mudando o Campo de Jogo”: uma parceria entre a Empodera, Women Win em parceria com BT Supporters Club, o projeto tem por objetivo fortalecer ainda mais as habilidades de liderança de meninas adolescentes com idade entre 15 e 19 anos, para que possam multiplicar os conhecimentos adquiridos com outras meninas, através da educação entre pares. As adolescentes participam de oficinas para aprender técnicas de facilitação, elaboração e desenvolvimento de seus próprios projetos para multiplicarem em suas comunidades com meninas entre 10 e 18 anos.

– “As Vozes Adolescentes”: projeto em parceria com a Rise Up e a Cummins Brasil, que tem por objetivo o desenvolvimento das habilidades de liderança e formação de 60 adolescentes de São Paulo, com idade entre 13 e 18 anos, para criação de projetos de advocacy e incidência política.