Vasco vai disputar “Liga Desenvolvimento Sub-13” a partir desta segunda-feira (10)

segunda-feira, 10/04/2023

O Vasco participará da “Liga Desenvolvimento Sub-13” a partir desta segunda-feira (10), uma competição que configura a etapa nacional de competição de caráter internacional organizada e promovida pela CONMEBOL, coordenada pela CBF seguindo as diretrizes da CONMEBOL. O primeiro adversário será o Grêmio, às 15h45, no estádio Ronaldo Nazário, no Rio de Janeiro.

Apesar de a competição ser denominada como sub-13, os clubes podem participar com atletas nascidos entre 01 de janeiro de 2009 e 31 de dezembro de 2011. O Vasco, assim como os demais participantes, levará os meninos do sub-14 para a disputa.

Outros clubes participantes são Palmeiras, Athletico Paranaense, Atlético Mineiro, Fortaleza, Santos, Grêmio e Flamengo. Os três últimos estão no grupo B, junto com o Gigante da Colina. Quem ficar em 1º na classificação final terá vaga assegurada na CONMEBOL Festa Evolução de 2023.

O torneio tem base nos princípios da educação e da qualidade, ou seja, é organizado “sob a forma de desporto educacional, evitando-se a seletividade e a hipercompetitividade de seus praticantes”, desejando “alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania e a prática do lazer”, segundo consta no próprio regulamento.

Sobre o formato de disputa, a primeira fase será com dois grupos de quatro participantes, em turno único, sendo que os dois melhores classificados de cada avançam para a segunda fase. Depois, são dois grupos com dois times em cada. A partir da segunda fase, os confrontos são jogo único. A cada fase, a pontuação será zerada.

Confira o calendário de jogos da Base Forte na primeira fase:

10/04 – 15h45: Grêmio x Vasco

11/04 – 09h45: Vasco x Flamengo

12/04 – 15h45: Santos x Vasco

Vasco da Gama, o time que venceu o racismo