Vasco vence Campo Mourão e é campeão da Liga Ouro

sexta-feira, 10/06/2016

Gigante do Basquete garante vaga na próxima edição do NBB; torneio começa ainda este ano

Os campeões da Liga Ouro – Foto: Allan Conti/LNB

É NOSSO! A hora da virada chegou e o Gigante do Basquete se tornou campeão da Liga Ouro! Mesmo jogando fora de casa, no Ginásio Esportes JK, o Vasco venceu o Campo Mourão pelo placar de 87 x 77 e garantiu a vaga no NBB 9, que terá início ainda este ano. O retorno do Cruzmaltino à elite do basquete brasileiro ocorreu na noite desta sexta-feira (10/06) e marcou a campanha de um grupo unido, formado no começo deste ano.

A volta vitoriosa do basquete adulto do Vasco é mais uma conquista da administração do Presidente Eurico Miranda, diversas vezes campeão com o esporte em suas antigas gestões. Tendo em vista a trajetória vitoriosa de poucos anos atrás, com times campeões no fim da década de 90 e início de 2000, este recomeço não poderia ser de outra forma.

O título teve a marca vascaína da virada. Após perder os doois duelos na cidade paranaense, o Almirante fez o jogo3 em São Januário com muitas pessoas dando a decisão como encerrada. O triunfo veio no terceiro encontro e depois, na quarta partida, a festa dos torcedores cruzmaltinos fez a diferença e empurrou o Vasco ao empate na série. Com a moral elevada, o jogo 5 não poderia ser diferente. A confirmação do troféu para o clube da Colina Histórica marca o retorno em alto nível do basquete adulto do Gigante da Colina.


Collum foi um dos destaques da Liga Ouro – Foto: Allan Conti/LNB

O JOGO

O confronto esteve parelho no primeiro quarto. Muito parecido com os outros jogos entre as equipes, o duelo evidenciou a força dos dois elencos. Com muita disposição e vontade, os times foram conseguindo acertar arremessos e o primeiro quarto terminou com vantagem do clube mandante: 21 x 20. O período seguinte seguiu o padrão do anterior nas primeiras bolas. Porém, a estrela do argentino Damián Palacios começou a fazer a diferença. Algumas boas jogadas armadas, principalmente para Drudi completar com tranquilidade, embaixo do garrafão, foram fundamentais para que o Vasco fose superior e fechasse a primeira etapa com quatro pontos na frente: 37 x 33.
O terceiro quarto foi do Gigante do Basquete até o minuto final. O clube de São Januário chegou a colocar 11 pontos em vantagem, com atuação impecável de Márcio. Restando um minuto, o time adversário encostou e diminuiu para um ponto. E o terceiro quarto finlizou assim, com o Gigante do Basquete na frente: 57 x 56. O último período foi das duas equipes revezando o marcador. Ninguém deixava o outro escapar. Gaúcho, faltando cinco minutos, mandou duas bolas de três seguidas e levantou o time vascaíno. O camisa 8 foi o cestinha com 21 pontos e terminou como MVP das finais. Palacios também deixou a dele de três e o final foi tenso. Entretanto, a camisa do Vasco da Gama pesou nos momentos decisivos e o Gigante do Basquete foi campeão da Liga Ouro: 87 a 77.

Jogaram e pontuaram:

Gaúcho: 21 pontos
Márcio: 14 pontos
Hélio: 13 pontos
Drudi: 12 pontos
Palacios: 11 pontos
Collum: 8 pontos
Douglas Nunes: 8 pontos
Érick: Não pontuou