Quinta-feira, 11/03/2021
Multicampeão da natação paralímpica, Andrey Garbe compartilha um pouco da história dele com os vascaínos
Buscando vaga na próxima paralimpíada de Tóquio, Andrey Garbe, um jovem de 24 anos, está pela classificação, para defender a Seleção Brasileira e, consequentemente, representar também o Vasco da Gama na mais importante competição da carreira de um atleta. A seletiva será em junho de 2021 e Andrey está muito próximo de atingir o índice necessário. Ele vem treinando com persistência para realizar o sonho de se tornar um medalhista paralímpico.
O paratleta nada desde os 9 anos de idade, compete desde os 10 e se destaca nos 100 metros costas. Ele disputa na classe S9, por ser amputado de uma perna. A história do Andrey é de superação e de muita força vontade. Com um olhar leve de viver a vida, ele coleciona medalhas, sonhos e sorrisos.
Foi enfrentando uma meningite com 1 ano e 4 meses de idade que Andrey perdeu a perna direita, após uma complicação decorrente da trombose contra a qual ele teve que lutar. Lidar com a perda de um membro desde cedo não impediu que o atleta se tornasse um prodígio no esporte que ele escolheu.
Aos nove anos de idade Andrey conheceu um professor, Luís Aparecido dos Santos, que teve a oportunidade de vê-lo correndo na escola no intervalo e o convidou m para fazer aula de natação. Na época, o paratleta gostou da ideia nos contou um pouco sobre seu desenvolvimento no esporte:
– A partir do momento que eu entrei em contato com a água, eu me apaixonei de primeira. Para mim foi inexplicável. Desde então não larguei mais o esporte. Hoje continuo treinando firme para atingir o meu objetivo principal que é ser medalhista na próxima paralimpíada, independente se for em provas de revezamento ou individuais- expressou Andrey
O paratleta elege um momento marcante em sua carreira, que o levou a nadar pelo Vasco: a competição no estado de São Paulo, conhecida como Jogos Regionais. O jovem não tinha idade para competir, por ser uma criança de nove anos, mas estava presente assistindo o paratleta Mauro Brasil, multicampeão da mesma classe do Andrey, ganhando várias medalhas de ouro na competição. Mauro viu o Andrey triste por não poder competir e colocou uma medalha de campeão em seu pescoço, incentivando o jovem a persistir no esporte. Andrey afirma que aquele dia foi uma das maiores motivações dele e garante que o gesto foi de muito valor para um jovem que sonhava em ser campeão.
Hoje, olhando todo percurso enfrentado, Andrey comentou que tem muito orgulho do paratleta completo que está se tornando desde que ingressou no Vasco. Vale destacar que Mauro Brasil, o inspirador de Andrey, é ex-atleta e atual fisioterapeuta da Base do Vasco, foi o primeiro atleta paralímpico do Vasco, competiu em três Paralimpíadas, ganhou duas medalhas paralímpicas e foi recordista mundial de 50 livre. Sua carreira é inspiradora para todos aqueles que amam o esporte, como Andrey pode comprovar.
Atualmente Andrey também vem escrevendo sua própria história de sucesso e citou como algumas das principais conquistas na natação paralímpica a medalha de ouro no Parapan- Americano de Lima no Peru, em 2019, três medalhas de prata e uma de bronze no Sul-Americano do Chile de 2014, além de uma medalha de prata do Mundial de jovens, realizada na Rússia. O próximo objetivo do jovem é medalhar em Tóquio, em junho e, para isso, ele vai seguir treinando duro, na busca pela glória maior.