Domingo, 27/06/2021
Vasco faz posicionamento histórico contra a homofobia e a transfobia
O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é celebrado nesta segunda-feira (28/06), mas o Vasco da Gama antecipou seu posicionamento na luta contra a homofobia e a transfobia, em especial no ambiente esportivo brasileiro, e inicia uma série de ações a partir deste domingo (27/06) para mais uma vez ser um instrumento de mudança na luta contra os preconceitos. Faz parte do DNA do Vasco da Gama liderar a luta contra os preconceitos no esporte e na sociedade.
MOSAICO
O dia amanheceu com as sociais de São Januário vestidas por um mosaico exibindo a palavra “Respeito”, acompanhado pela bandeira símbolo da causa LGBTQIA+. A Colina Histórica não poderia deixar de ser palco de mais esse movimento, fazendo uma analogia às mudanças internas que o Clube já propõe, e outras que estão em fase de desenvolvimento.
Uma dessas mudanças já existentes em São Januário é a possibilidade de associados terem seus nomes sociais na carteirinha de sócio. O respeito começa com atos simples. Mas de nada adiantaria implementar uma ação inclusiva em um ambiente que não respeita as diferenças. Por conta disso, a Diretoria de Integridade do Vasco, em alinhamento com a Vice-Presidência de Responsabilidade Social do Cruzmaltino, estão em fase final do desenvolvimento das Políticas de Inclusão, Respeito e Diversidade, que além de incluir a temática LGBTQIA+, também tratam de assédio, igualdade de gêneros e combate ao racismo.
MANIFESTO
Ainda com o viés da liderança da discussão acerca da temática LGBTQIA+, o Vasco convidou clubes, atletas, torcedores, dirigentes, federações e a sociedade para repensarem seus posicionamentos através da carta Respeito e Diversidade, que pode ser lida aqui.
AÇÕES NA PARTIDA VASCO X BRUSQUE
O Vasco entrará em campo na partida contra o Brusque, neste domingo, com uma camisa especial, em edição única, desenvolvida para marcar a posição do Clube na luta contra a homofobia e transfobia. Ela estará à venda nas lojas Gigantes da Colina e através da Vasco Store, e parte da verba arrecadada com as vendas será destinada à instituição Casa Nem, um centro de acolhimento que abriga pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social.
Os uniformes serão posteriormente leiloados na plataforma Play For a Cause, e o valor arrecadado também será destinado à mesma instituição.
Além do mosaico nas arquibancadas e da camisa especial, que terá um patch temático, o ambiente de jogo também estará alusivo à data, com as bandeirinhas de campo nas cores do arco-íris símbolo do movimento.
AÇÕES CONTÍNUAS
Além das ações supracitadas, especialmente desenvolvidas para este domingo, o Vasco da Gama pretende continuar o importante debate com as Políticas de Inclusão, Respeito e Diversidade e a carteirinha com nome social, mas também tem a intenção de propor uma campanha educativa quando o público voltar à São Januário, contribuindo para a mudança em um dos principais ambientes de preconceito: os estádios.
O Colégio Vasco da Gama também tratará de temáticas de combate ao preconceito e inclusão reforçadas dentro de suas disciplinas aplicadas na educação dos Meninos e Meninas da Colina.
Todas as ações foram construídas em conjunto com o grupo Vasco LGBTQIA+, pensando sempre em dar voz a quem realmente tem lugar de fala nas temáticas inclusivas.